Alimentos que Fazem Crescer o Cabelo

Para conseguir um cabelo forte, saudável e que cresce rapidamente, há que apostar na alimentação certa. Os produtos capilares escolhidos são importantes, mas têm uma ação externa. Ao ingerir os alimentos certos, está potenciar uma ação de dentro para fora, pois fornece ao organismo tudo o que ele precisa para que o cabelo cresça saudável.

Alimentos que ajudam o cabelo a crescer

Proteínas, vitaminas e sais minerais

A proteína presente na carne, soja, ovos, leite, iogurte, amendoins, lentilhas ou ervilhas, é um dos elementos mais importantes para estimular o crescimento do cabelo. Inclua proteína na sua alimentação diária, pelo menos numa refeição. As vitaminas A e C e o ferro e  zinco ajudam o cabelo a crescer. Estão presentes na laranja, limão, cenoura e abóbora. A vitamina B é a responsável pelo cabelo e pele saudáveis e está presente em bananas, tomates, abacate, couves-de-bruxelas, brócolos e arroz integral, entre outros. Deve incluir estes alimentos no regime diário. Para facilitar a ingestão de alguns deles, aposte em sumos frescos feitos em casa. Apresentamos-lhe de seguida alguma receitas possíveis e também saborosas.

Receita de sumo que favorece o crescimento do cabelo

Uma boa receita para estimular o crescimento do cabelo é uma vitamina de frutas e legumes. Necessita dos seguintes ingredientes:

  • 1 copo de leite (ou 1 iogurte natural)
  • ½ banana
  • 1 cenoura com casca
  • 1 laranja descascada (mas com a pele branca)
  • ½ pepino

Basta bater todos os ingredientes no liquidificador, juntando um pouco de água se achar necessário. Beba esta vitamina acabada de fazer, duas vezes por semana.

Receita de cenoura com iogurte

Esta receita é igualmente eficaz e um pouco mais simples. Precisa apenas de uma cenoura com casca, um iogurte natural e de sumo de laranja espremida recentemente. Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma o sumo fresco todos os dias. Este sumo é a combinação perfeita de proteína e vitaminas (presentes principalmente na casca da cenoura), além de ser bastante saboroso. Se preferir, pode usar uma laranja completa (descascada, mas com a pele branca), para garantir ainda mais vitaminas na receita.

Sumo de alface e cenoura

Como já deve ter percebido a cenoura e a laranja estão presentes em todas as receitas para estimular o crescimento do cabelo. Para esta receita precisará, além de duas cenouras com casca e de sumo de uma laranja, de dez folhas de alface. É importante escolher as folhas mais frescas e rijas. Mais uma vez, necessita apenas de colocar os ingredientes no liquidificador e beber o sumo de seguida, acabadinho de preparar.

Outras dicas para fazer crescer o cabelo

Além da alimentação, pode fazer diariamente uma massagem estimulante ao couro cabeludo, usando as pontas dos dedos. Não durma com o cabelo molhado nem o prenda ainda húmido, pois enfraquece a raiz e torna os cabelos mais fracos e quebradiços. Também não é aconselhável usar chapéus ou lenços com frequência, pois a raiz deve arejar para que o cabelo cresça saudável.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.