Alternativas Caseiras Para Eliminar Cicatrizes

As cicatrizes podem ser bastante inestéticas e causar transtornos a quem as tem. É possível, para cicatrizes maiores, recorrer a cirurgia estética, mas esta nem sempre apresenta resultados satisfatórios. Algumas alternativas caseiras para eliminar cicatrizes são bastante mais simples, económicas e fáceis de aplicar. Siga as nossas dicas para conseguir uma pele mais lisa e uniforme.

Para conseguir um efeito rápido, deve-se tratar as cicatrizes logo após a cicatrização da ferida com alguns destes remédios caseiros e naturais.

Tratamento natural para clarear cicatrizes: o limão

O limão possui diversos ácidos que ajudam a clarear a pele e a torná-la mais uniforme, sendo ideal para as cicatrizes que se apresentam mais escuras que a pele. Basta aplicar sumo de limão diretamente sobre a cicatriz com a ajuda de um cotonete e deixar atuar durante a noite. Para resultados ainda melhores, pode aplicar também um pouco de leite, que possui elementos nutritivos que ajudam a hidratar a pele. De manhã, lave bem a cicatriz com água morna e aplique bastante creme hidratante. Evite a exposição da pele ao sol ou proteja-a com um creme de factor de proteção alto. Repita o processo três vezes por semana, até começar a ver resultados.

O aloé vera regenera a pele

O aloé vera hidrata e regenera a pele em profundidade sendo, por isso, um poderoso aliado na eliminação de cicatrizes. As suas propriedades estimulam a produção de elastina e colagénio, contribuindo para atenuar as marcas da pele (não só cicatrizes como também rugas, por exemplo). A forma mais simples de usufruir do aloé vera, é cortar uma pouco de uma folha desta planta e aplicar o sumo diretamente sobre a cicatriz. Em alternativa, se não tiver uma planta em casa, pode sempre adquirir o gel de aloé vera numa loja de produtos naturais, mas certifique-se que seja 100 % aloé vera.

A camomila ajuda a aclarar a cicatriz

A camomila é bastante conhecida pelas suas propriedades calmantes, mas também pela sua capacidade de clarear a pele e os cabelos. Não é por acaso que é utilizada em inúmeros produtos capilares para cabelos claros. Basta preparar uma tisana de camomila, embeber um pano nesta bebida e aplicá-lo sobre a cicatriz durante cerca se 15 minutos. Para potenciar os resultados, pode juntar uma colher de mel à tisana, pois este tem propriedades hidratantes. Retire o pano, lave a cicatriz com água morna e aplique bastante creme hidratante. Repita o tratamento três vezes por semana.

Os melhores óleos para a pele cicatrizada

Os óleos possuem agentes hidratantes e revitalizantes que regeneram a pele, mantendo-a suave e elástica. Aplicados continuadamente aceleram a cicatrização e melhoram a sua aparência. Ter o cuidado de escolher óleos puros, que não sejam misturados com outros ingredientes e obtidos por extração ou prensagem a frio.

Um dos óleos mais recomendados para eliminar cicatrizes é o óleo essencial de rosa mosqueta, rico em vitaminas A e C e antioxidantes naturais, que estimula a renovação celular e aumenta a capacidade de cicatrização da pele.

óleo de argão, rico em óleos gordos e vitamina E é também eficaz para suavizar as cicatrizes e hidratar a pele. O óleo de gérmen de trigo e, até mesmo o azeite também apresentam beneficios. Aplique estes óleos diretamente sobre a zona a tratar várias vezes por dia fazendo massagens circulares, pressionando sobre a área da cicatriz.

Cremes que também ajudam

Tratar as pequenas feridas com uma pomada de calêndula, ajuda a reduzir a inflamação e promove a cicatrização das feridas. Fazer massagens regularmente com manteiga de cacau nas cicatrizes existentes devolve a elasticidade à pele atenuando o aspecto da cicatriz.

Os melhores resultados, no entanto, parece dar-se com as ervas medicinais suecas de Maria Treben, também chamado de “Elixir do sueco” que pode ser encontrado em farmácias ou ervanárias. Esta pomada deve ser aplicada várias vezes diariamente sobre as cicatrizes.

Alguns aspetos em ter em conta

Além dos tratamentos naturais apresentados, é necessário ter em conta outros aspetos para não tornar a cicatriz mais escura. Quando a pele ainda está em ferida, é importante desinfectar e protegê-la para que não toque em nada, ou corre o risco de vir a ter uma cicatriz mais pronunciada. Durante o processo de cicatrização, nunca remova a crosta, deixe que a ferida cicatrize naturalmente. Momento no qual deve começar a aplicar regularmente creme hidratante ou óleos essenciais para evitar que a marca se torne escura e profunda.

Estas alternativas caseiras para eliminar cicatrizes não servem de nada se não tiver o cuidado extremo de proteger a pele do sol. É fundamental aplicar protetor solar FPS 50 sempre antes da exposição ao sol (que deve ser evitada de qualquer forma). Dê especial atenção a cicatrizes que estão constantemente expostas ao sol, como na zona dos braços, por exemplo. Neste caso, aplique protetor solar todos os dias antes de sair de casa. É especialmente importante ter este cuidado durante os 2 primeiros anos da cicatriz. A exposição ao sol sem proteção tornará a cicatriz mais escura.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.