Argila verde para combater o acne

O acne é uma condição da pele que se carateriza pelo aparecimento das chamadas borbulhas, devido a poros obstruídos por sebo e células mortas. É bastante frequente na adolescência devido às alterações hormonais, mas pode surgir em qualquer fase da vida. Um dos melhores produtos naturais contra o acne é a argila verde. Esta é anti-séptica e anti-inflamatória, permitindo eliminar as toxinas do organismo e purificá-lo. Damos-lhe a conhecer dois remédios naturais contra o acne à base de argila verde, que podem realmente fazer a diferença no combate a este problema tão incómodo.

Loção de limpeza à base de argila verde

Para preparar esta loção vai precisar simplesmente de argila verde e água. Misture uma colher de sopa de argila verde em cerca de 10 colheres de sopa de água mineral. Misture bem e deixe repousar cerca de duas horas. Após esse tempo a loção está pronta a usar. A argila permanece no fundo do recipiente e a água de cor verde é a loção de tratamento. Mergulhe um disco de algodão nesta água (sem tocar na argila) e passe sobre o rosto ou as outras zonas do corpo a tratar. Após a limpeza, enxague com água fria e seque com cuidado, usando uma toalha suave.

Esta loção pode ser conservada no máximo durante dois dias. A argila verde pode ser facilmente encontrada em farmácias ou lojas de produtos naturais.

Máscara facial de argila verde

Para preparar uma máscara de argila verde para o rosto, basta juntar uma colher se sopa de argila em pó com a mesma quantidade de água mineral. Aplique a máscara recorrendo a um pincel próprio para máscaras ou com a ajuda de uma colher de café. Deixe a máscara até a argila secar (cerca 15 minutos) e retire suavemente com um algodão e água fria. Pode aplicar a máscara duas a três vezes por semana. Para potenciar a ação da argila contra o acne, pode juntar ao preparado umas gotas de óleo essencial de alfazema, árvore-do-chá ou pau-rosa.

Benefícios da argila verde

A argila verde tem o poder de absorver o gordura, pelo que limpa os poros, evitando inflamações. Este é o tipo de argila mais indicado para peles oleosas e acneicas, pois também é desintoxicante e funciona como um esfoliante suave, eliminando as toxinas e favorecendo a renovação celular. A argila verde ajuda ainda a suavizar as manchas causadas por borbulhas, pelo que a sua ação é realmente completa no combate ao acne.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.