As melhores especiarias para combater as dores musculares

Muitas especiarias são tão eficazes no combate à dor muscular como a medicação. Conhecidas por dar sabor aos pratos, os últimos estudos demonstraram que podem também ajudar a combater as dores musculares. A curcuma, a pimenta-de-caiena, o gengibre, graças às suas propriedades terapêuticas são particularmente úteis para os desportistas e pessoas em geral na redução da inflamação muscular. Saiba que benefícios pode tirar de todas elas.

As 3 melhores especiarias para combater as dores musculares

As dores musculares causam desconforto e afeta os nossos movimentos no dia-a-dia. É comum que apareçam dores nos músculos depois da prática de uma sessão de treino intenso ou quando estamos submetidos à atividades diárias exaustivas.

Para prevenir a dor muscular ou aliviá-la, certas especiarias podem fazer a diferença na vida do atleta e das pessoas em geral atuando como remédios caseiros naturais para dores musculares, mas sem os efeitos indesejados da medicação com efeitos analgésicos.

A curcuma reduz a dor muscular

A curcuma, conhecida também como açafrão das Índias, é uma especiaria que contém a curcumina, que lhe confere propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, sendo comparável aos analgésicos como o ibuprofeno e a aspirina. Os efeitos benéficos deste composto é também muito reconhecido na melhora de doenças como o cancro e a doença de Alzheimer.

Um dos últimos estudos, da Universidade de Tsukuba, no Japão, comprovou os efeitos benéficos da curcuma na recuperação muscular. Todos os participantes do estudo sentiram menos dores após o exercício físico intenso, se ingeriam curcumina como condimento. Segundo os investigadores japoneses, a curcuma auxilia a regeneração muscular.

Além de que deve ser usada com bastante frequência para condimentar os pratos, a curcuma pode ser tomada desta maneira: dissolva 1 colher de chá de curcuma em pó numa chávena de leite morno de amêndoas. Pode beber esta mistura duas vezes por dia.

A pimenta-de-caiena combate as dores musculares

A pimenta-de-caiena, conhecida também como malagueta, piri-piri, contribui para aliviar as dores musculares, graças às suas propriedades benéficas, que se concentram no seu principal composto, a capsaicina. É bastante conhecido o efeito termogénico da malagueta, em acelerar o metabolismo, facilitando o emagrecimento, pois ajuda a queimar calorias.

A capsaicina, que também tem propriedades anti-inflamatórias, é por essa razão uma especiaria muito indicada para aliviar as dores musculares e reduzir a sensação de rigidez nos músculos e articulações. Esta pimenta, além de ser ingerida com os alimentos, pode ser aplicada diretamente nas partes doloridas.

Tratamento com a pimenta caiena: misture 1 colher de chá de pimenta caiena em pó com 2 colheres de sopa de azeite e faça massagens na zona com dores. Depois envolva a zona com um pano, prenda e deixe ficar durante algumas horas, o melhor seria deixar toda a noite. O tratamento pode ser repetido 2 a 3 vezes por dia.

Outra maneira, é misturar 5 colheres de chá de pó de caiena com 3 colheres de sopa de óleo de coco virgem e fazer massagens suaves sobre a zona dolorida. Repita 2 a 3 vezes por dia.

Gengibre – remedio natural para dores musculares

O chá de gengibre é um remedio caseiro usado para tratar constipações, dores de garganta, tosse, mas também serve para reduzir as dores musculares. A raiz fresca de gengibre contem substâncias terapêuticas, que ajudam a combater inflamações, por isso o chá de gengibre pode reduzir a dor muscular. O gingerol é o composto do gengibre, que tem efeito anti-inflamatório.

A dor muscular pode ser aliviada se tomar 3 chávenas de chá de gengibre por dia. Para preparar o chá: adicione 1 colher de chá de gengibre fresco ralado a uma chávena de água quente, deixe em infusão por 10 minutos, pode adoçar com um pouco de mel.

Para uso externo, pode ser feita uma cataplasma de gengibre: disponha 4 colheres de sopa de gengibre fresco ralado sobre um pano e amarre bem, ou dentro de um saquinho de algodão, bem fechado. Mergulhe a cataplasma de gengibre em água quente por cerca de 40 segundos, retire, deixe arrefecer um pouco, e coloque imediatamente na área afetada pela dor muscular, deixando ficar 15 minutos. Repita o tratamento várias vezes por dia.

Estas 3 especiarias têm muitas propriedades benéficas, comprovadas em muitos estudos pela ciência, fazendo com que cada uma delas sirva como um remédio natural para combater as dores musculares, promovendo assim a nossa saúde e bem estar, sem os efeitos secundários dos medicamentos.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.