Como aliviar a tendinite

A tendinite consiste numa inflamação dos tendões, resultante de uma força excessiva exercida sobre estes. Existe tratamento médico para a tendinite, mas existem também algumas formas mais naturais de aliviar a dor e reduzir a inflamação. Estes remédios podem ser encontrados facilmente e aplicados sem dificuldade, tendo resultados bastante satisfatórios.

Primeiro de tudo: conhecer as causas da tendinite

Uma das causas comuns da inflamação dos tendões é a própria profissão que se desempenha. Uma profissão com movimentos repetitivos ou que forçam a postura, como desportistas, bailarinos ou até profissões de escritório em que se utiliza demasiado o computador. Neste caso, é mais difícil curar a tendinite pois vai inevitavelmente voltar a repetir-se os mesmos movimentos, inflamando de novo o tendão. Uma segunda causa é o stress: os músculos e tendões constantemente tensos impedem a circulação de fluídos que acabam por se acumular.

Por último, a tendinite pode ainda ser provocada por um traumatismo, mais frequentemente na zona dos joelhos, ombros, pulsos e calcanhares. Uma das formas mais comum de tendinite é a do calcanhar pela utilização de sapatos desconfortáveis que não permitem que o pé mexa livremente.

Como aliviar a tendinite de forma natural

O quente e o frio são anti-inflamatórios

Para aliviar a tendinite pode aplicar gelo (embrulhado num pano e não diretamente sobre a pele) durante 15 minutos e de seguida um pano embebido em água quente outros 15 minutos. Aplique este tratamento quatro vezes por dia, se possível. A diferença entre o quente e o frio ajuda a desinflamar e a aliviar a dor.

O gengibre e a camomila

Prepare uma infusão com a raiz de gengibre durante 10 minutos, filtre e adoce com mel se necessário. Beba duas taças por dia. O gengibre é um anti-inflamatório natural que ajuda também a aliviar a dor. Para quem não aprecia o gengibre, pode sempre optar pelo tratamento alternativo à base de infusão de camomila, duas vezes por dia, uma vez que esta é igualmente anti-inflamatória. Em vez de beber a infusão pode também aplicá-la diretamente na zona inflamada com o auxílio de uma compressa embebida. Deixe atuar durante 20 minutos e repita o tratamento sem restrições, já que a camomila sobre a pele não apresenta quaisquer efeitos secundários.

Remédio à base de cúrcuma

A cúrcuma também é um anti-inflamatório natural e ajuda a curar a tendinite. Pode incorporá-la nas suas receitas ou pode ingeria-la em bebida duas vezes por dia. A receita é simples: basta diluir duas colheres de café de cúrcuma num copo de água. Pode ainda encontrar cápsulas de cúrcuma em algumas lojas de produtos naturais.

Cataplasmas de argila

A argila é dos anti-inflamatórios mais poderosos e eficazes. Para preparar um cataplasma basta misturar a argila com água quente até conseguir uma pasta espessa. Aplique-a sobre a zona afetada e deixe atuar durante 20 minutos. O ideal é que esteja imobilizado durante o tempo em que a argila atua, por isso aproveite para descansar um pouco. Remova a argila com água e repita o tratamento duas vezes por semana.

Prevenir a tendinite

Uma vez curada, é importante tomar precauções para que a tendinite não surja de novo. Se tem mesmo que efetuar movimentos repetitivos, é aconselhável que faça pausas frequentes e que trabalhe outros movimentos com os músculos e tendões. Por exemplo, se a sua tendinite é causado por passar muito tempo a clicar no botão do rato, faça pausas regulares e rode os pulsos. Se a tendinite é causada pela prática de exercício há que apostar no aquecimento antes do treino e nos alongamentos logo após. Por último, para quem sofre de tendinite nos calcanhares, o ideal é usar sapatos confortáveis.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.