Como curar a tosse de forma natural

A tosse pode ser bastante incómoda, principalmente durante a noite, quando impede ter um sono descansado. Alguns remédios podem curar a tosse de forma natural. São feitos com alimentos que se tem sempre em casa e fáceis de preparar e que constituem uma ajuda preciosa contra a tosse.

A tosse não é uma doença, mas uma maneira de o corpo se defender contra bactérias, virus, corpos estranhos, ou poeira das vias respiratórias. O tratamento com remédios caseiros ajuda a curar a tosse ou pelo menos a aliviar os sintomas, alguns deles são já bastante conhecidos como o leite com mel, o leite com alho e muitos mais que ficará a conhecer.

Como curar a tosse

Qualquer remédio caseiro para a tosse depende do tipo de tosse, porque existem vários tipos de tosse, existe a tosse produtiva, que é a tosse com produção de muco e a tosse seca, onde não existe produção de muco. Sendo assim, alguns remédios são melhores para tratar a tosse seca, outros para a tosse produtiva. Mas também existem remédios caseiros naturais que ajudam a curar todos os tipos de tosse.

Leite com alho

Fazer leite com alho para a tosse é muito simples e precisará apenas de leite, alho e mel. Aqueça o leite, junte o alho cortado em lamelas muito finas e deixe em lume brando durante alguns minutos. Retire do lume e junte uma colher de mel para adoçar o preparado e torná-lo mais fácil de consumir. Beba quente, de preferência uma chávena ao deitar.

Leite com mel para a tosse

O leite quente com mel é considerado um remédio caseiro clássico para a tosse. Este remédio é o preferido das crianças. O leite contém substâncias que estimulam a produção de muco. No caso da tosse seca, o leite com mel acalma as membranas mucosas irritadas e ressecadas.

Mel puro

Uma colher cheia de mel alivia a tosse seca e irritante, que é mais comum que apareça à noite. Acalma as membranas mucosas e tem um efeito calmante sobre a tosse. Coma uma colher de mel pura antes de dormir.

Leite quente com canela

leite quente com canela e mel para a tosse é preparado desta maneira: 1 colher de chá de canela em pó com um copo de leite quente, adoçar com mel puro e tomar apenas uma vez ao dia, preferencialmente antes de ir dormir.

Tomar canela e mel todos os dias, vai contribuir para fortalecer o sistema imunológico e proteger o corpo contra bactérias e vírus. Para utilizar a canela como um remédio caseiro de uso frequente, deve ser usada a canela-do-ceilão (Cinnamomum zeylanicum) e não a canela cássia.

Chupar alho

O alho é bom para a tosse e a rouquidão. Logo que notar estes sintomas mantenha um dente de alho descascado na boca até que não tenha sabor (não tem de mastigar, mas sim, chupar). Depois, deite fora e repita até 3 vezes por dia. As propriedades antibacterianas do alho passam para a saliva e começam a fazer logo efeito.

Se não quer chupar alho, outro remédio caseiro alternativo, é misturar um dente de alho esmagado com 1 colher de sopa de sumo de limão e 1 colher de sopa de mel e tome até cinco vezes por dia. Este remédio serve também para a gripe.

Remédio de vinagre de sidra e cebola

Este remédio natural é eficaz, não só contra a tosse, como também para a bronquite e outros problemas respiratórios. Para o preparar vai precisar de:

  • Duas cebolas
  • 1 l de água
  • Uma colher de sopa de vinagre de sidra
  • Uma colher de sopa de mel (ou mais, se preferir)

Descasque as cebolas e corte-as em pedaços grandes. Coza-as na água durante cerca de 15 minutos, apague o lume e deixe o preparado repousar durante meia hora. Coe e junte o vinagre e o mel a gosto. Beba duas chávenas por dia, o mais quente possível, de preferência após as refeições. Continue o tratamento durante alguns dias enquanto a tosse persistir.

Remédio de cenoura e açúcar

Para preparar este remédio contra a tosse, necessita apenas de cenoura a açúcar. Descasque duas cenouras, corte-as às rodelas finas, coloque-as numa tigela e junte algumas colheres de sopa de açúcar. Tape e deixe atuar durante uma hora. Ao fim desse tempo, haverá um sumo que pode ser consumido livremente. Quando o sumo terminar, se as cenouras não estiverem demasiado secas, pode juntar mais açúcar e deixar repousar até existir mais sumo.

Chá de canela e gengibre

Este chá, além de ter um gosto agradável, é bastante eficaz para aliviar a tosse, principalmente a tosse com expetoração, pois o gengibre possui propriedades expetorantes.

Para o preparar precisará de:

  • Raiz fresca de gengibre com cerca de 5cm
  • 1 pau de canela
  • 1 l de água

Ferva a água, retire do lume a acrescente a canela e o gengibre cortado em rodelas finas. Coe e beba quente, sem adoçar. Consuma duas chávenas por dia, uma delas ao deitar. Este chá também pode ser consumido frio, no verão.

Chupar rebuçados

Não se trata propriamente de um remédio caseiro, mas sim de uma dica que pode ajudar a combater a tosse: os rebuçados são ótimos aliados. Chupar rebuçados, mesmo que não sejam específicos para a tosse, aumenta a produção de saliva, diminuindo a irritação da garganta e por conseguinte a tosse.

Os mais eficazes são os rebuçados à base de mel e limão, mas qualquer rebuçado proporciona alívio. Aqui encontra a receita de como fazer em casa rebuçados para a tosse. Outra forma de aliviar a tosse é utilizar algum destes xaropes naturais para a tosse.

A ter em conta

Estes remédios para curar a tosse, mas não devem ser utilizados como tratamento exclusivo se a tosse for demasiado persistente ou acompanhada de febre e dores no corpo. Se for o caso, consulte um médico ou farmacêutico.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.