Como curar hematomas de forma natural

O hematoma ou « nódoa negra » consiste na acumulação de sangue num órgão ou tecido. É normalmente causado por um traumatismo, mas também pode ter outras causas. Os principais sintomas são dor, rubor e inchaço, além da natural alteração da cor da zona afetada. Inicialmente o hematoma apresenta uma cor azulada, passando mais tarde a roxo, verde e amarelado. Os hematomas demoram normalmente duas semanas a um mês a desaparecer, mas alguns remédios caseiros podem ajudar a curar os hematomas de forma natural, acelerando o processo e reduzindo os sintomas.

Remédios caseiros para hematomas

Flores de Camomila

Quando a nódoa negra começa a aparecer pode imediatamente aplicar um tratamento à base de camomila. Mergulhe uma colher de chá de flores de camomila secas numa taça de água a ferver e deixe repousar durante 10 minutos. Filtre e deixe arrefecer. Aplique sobre a zona afetada com uma compressa embebida na água de camomila e deixe atura cerca de 30 minutos. Repita o tratamento três vezes por dia.

Os benefícios da cebola

A cebola é bastante eficaz contra os hematomas. Antes ainda do aparecimento da nódoa negra, pode aplicar diretamente o tratamento à base de cebola. Descasque e corte a cebola em rodelas grossas, aplique sobre a sona a tratar durante 10 minutos. Isto facilitará a circulação do fluxo linfático e impedirá que o sangue se concentre na zona traumatizada.

Cataplasma de consolda

A planta consolda ou confrei como também é conhecida, é um remédio muito utilizado no tratamento de contusões, entorses e nódoas escuras na pele. Adicionar 2 colheres de chá de folhas de consolda seca a um copo de água fervida e deixar em  infusão por 20 minutos, depois coar e arrefecer no frigorifico. Aplicar com a ajuda de um pano empapado no chá e depois colocado sobre a a zona escura da pele.

Salsa triturada

Outro antigo remédio caseiro para hematomas e contusões é a utilização de salsa picada, que além disso vai ajudar a aliviar a dor e a inflamação. Um bom punhado de salsa deve ser bem picado e depois colocado sobre a contusão, tape com um pano, prenda e deixe atuar.

Óleo essencial de lavanda

O óleo essencial de lavanda é conhecido pelas suas propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias e de alívio da dor. Duas gotas deste óleo numa compressa são suficientes. Aplique a compressa sobre o hematoma e deixe atuar durante alguns minutos. Repita o tratamento quatro vezes ao dia para resultados mais rápidos.

O truque do saco de gelo

Um saco de gelo colocado sobre o hematoma imediatamente após o trauma impede a acumulação de sangue e reduz, por isso, o tamanho do hematoma. Deixe atuar durante 15 minutos e claro, se não tiver gelo à mão, não hesite em utilizar qualquer embalagem que tenha no congelador.

Pimenta vermelha

Uns simples remédio caseiro para fazer com que as nódoas negras desapareçam mais rápido é aumentar a circulação sanguínea nessa zona da pele. Misture um pouco de pimenta vermelha em pó (chili) com vaselina e passe sobre o hematoma. A pele não deve ter feridas abertas. Lavar depois de 20 minutos com sabão. Repita varias vezes.

Vinagre de cidra

Um bom remédio natural a contra os hematomas é o vinagre de cidra. Misture vinagre de cidra com água a partes iguais. Mergulhe um pano nesta mistura e depois coloque sobre a pele afetada durante 15 minutos. Repita 3 vezes ao dia.

Massagens que ajudam a curar

Após o inchaço diminuir, fazer uma massagem ajudará a regenerar essa zona da pele. Adicione algumas gotas de óleo de calêndula a uma colher de sopa de azeite de oliva, com esta mistura faça massagens em movimento circulares durante 10 minutos sobre o hematoma. Repetir 3 vezes ao dia.

Arnica

A arnica, sob a forma de pomada ou em granulado, é das plantas mais eficazes no alívio da dor, assim como para acelerar o desaparecimento de hematoma. Sob a forma de pomada pode ser aplicada duas vezes por dia com uma leve massagem no local magoado, desde que seja apenas hematoma e não tenha ferida. Em granulado, deve ser ingerida quatro vezes por dia, cinco grãos de cada vez. Em caso de dúvida, esclareça-se junto do seu farmacêutico.

Vitamina C

Quem costuma ter nódoas negras com muita facilidade, deveria incluir na sua alimentação alimentos ricos em vitamina C, que se encontrão em grandes concentrações nos pimentos, sobretudo os vermelhos, nas couves de Bruxelas, nos morangos, papaia, kiwi e os já conhecidos citrinos, como a laranja.

Deve consultar o médico quando os hematomas surgem sem uma causa identificável, pois podem indicar um sintoma de uma doença ou o efeito secundário de um fármaco.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.