Como fazer manteiga de amêndoa

Quando se trata de seguir uma alimentação saudável fazer manteiga de amêndoa é a alternativa mais saudável para barrar no pão, em vez da típica manteiga ou outros cremes de barrar. Embora o valor calórico tanto de uma como de outras seja quase o mesmo, a manteiga de amêndoa contém gorduras saudáveis e é rica em proteína e fibras, além de muito deliciosa.

Fazer manteiga de amêndoa em casa é um processo relativamente fácil e com a vantagem de ficar muito mais económico do que as que se compra.

Fazer manteiga de amêndoa em casa

Ingredientes:

  • 300 g de amêndoas (naturais com pele e sem sal)
  • 1/2 colher de chá de sal
  • Opcional – 1 colher de óleo de sésamo (no caso de não ter um processador de alimentos e usar o liquidificador)

Também vai precisar:

  • Um processador de alimentos ou um bom liquidificador
  • Um frasco de vidro que feche bem

Passos a seguir para fazer a manteiga de amêndoa:

  1. Aqueça o forno a 180ºC.
  2. Forre a bandeja do forno com papel vegetal e coloque as amêndoas espalhadas e introduza no forno quente e deixe tostar cerca de 10 minutos (cuidado para não passar do tempo indicado, se as amêndoas se queimam, ficariam com um sabor amargo). Depois de tostadas, retire do forno e deixe arrefecer. O facto de tostar as amêndoas vai tornar a manteiga mais saborosa.
  3. Depois de frias, coloque as amêndoas no processador de alimentos e adicione uma pitada de sal.
  4. Ligue o processador e deixe-o trabalhar até que se forme um creme.
  5. Finalmente passe a manteiga para o frasco de vidro, tape e guarde no frigorifico.

Durante todo o processo de trituração das amêndoas, notará primeiro que estas adquirem a forma de farinha de amêndoa e depois começaram a libertar o óleo que contêm, momento no qual a massa fica com a forma de uma bola até, à medida que dá voltas no processador, ficar numa manteiga cremosa. É importante deixar trabalhar a massa durante muito tempo, 15 a 20 minutos, ou até conseguir uma consistência bem cremosa, para evitar encontrar pedacinhos que não se tenham desfeito bem.

Fazer a manteiga de amêndoas no liquidificador:

  1. Para fazer a manteiga de amêndoa caseira num liquidificador, muito provavelmente vai encontrar algumas dificuldades, mas, com um pouco mais de paciência, obtém também uma manteiga de amêndoa deliciosa:
  2. A amêndoa, a medida que vai sendo triturada, pode ficar agarrada nas paredes do liquidificador. O que deve fazer é desligar as vezes necessárias, para poder empurrar a amêndoa para baixo.
  3. Outra dificuldade que pode encontrar é que provavelmente as amêndoas no liquidificador não libertam a sua gordura tão facilmente como no processador de alimentos. Quando isto acontecer, adicione uma colher de sopa de óleo (mas atenção, não mais de uma, porque senão a manteiga de amêndoa pode ficar demasiado líquida).

Esta receita dá para encher um frasco e depois de pronta conserva-se no frigorífico 1 mês. A manteiga de amêndoas também pode ser preparada com amêndoas sem tostar, porém as amêndoas tostadas dão mais sabor e aroma.

Amêndoas – um alimento saudável

Tomar até 60 gramas de amêndoas trás muitos benefícios para a nossa saúde: protegem contra a diabetes, reduzem o colesterol, fortalecem os ossos, ajudam a emagrecer (ao contrário do que se pensa), melhoram a flora intestinal e também fornecem gorduras saudáveis, minerais e oligoelementos.

A partir de agora siga um estilo de vida mais natural e, em vez da tradicional manteiga consuma manteiga de amêndoa.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.