Como Fazer Um Banho de Óleo no Cabelo

Se está cansada de ter o cabelo seco e quebradiço, está talvez na hora de fazer um banho de óleo no cabelo. O processo é simples, económico e realmente vantajoso para o cabelo, com resultados visíveis de imediato. Fique a conhecer os óleos mais indicados para o seu tipo de cabelo e aprenda a fazer o banho de óleo passo a passo.

O banho de óleo no cabelo (processo também chamado de umectação) é uma prática antiga na Índia, que ajuda o cabelo a repor os seus nutrientes, combate o frizz e os cabelos ásperos e secos. Dá ainda brilho e suavidade ao cabelo, tornando-o mais definido. É comum na Índia aplicar os óleos também nas raízes, mas essa prática não é aconselhada para todos os tipos de cabelo. O ideal é aplicar o óleo no comprimento e especialmente nas pontas, para usufruir de todos os benefícios que o produto proporciona.

Como fazer um banho de óleo no cabelo

Um banho de óleo é um processo de exige alguma preparação e cuidado. Na verdade se colocar óleo a mais, corre o risco de ficar com os cabelos pesados e um pouco oleosos, mas se colocar produto a menos, os resultados ficarão aquém. Com as dicas que se seguem, conseguirá em princípio bons resultados.

Comece por pentear e desembaraçar bem o cabelo e fazer risco ao meio. Aplique algumas gotas madeixa por madeixa, evitando as raízes. Pode colocar também nas raízes se o cabelo for extremamente seco, mas normalmente é desaconselhado, pois corre o risco de ficar com o cabelo demasiado oleoso. Insista nas pontas, fazendo uma leve massagem, para que o óleo penetre bem.

Quanto tempo deve deixar o óleo no cabelo

Em relação ao tempo de atuação, o mais indicado para conseguir resultados perfeitos é deixar atuar durante a noite. Assim, deve aplicar o óleo antes de dormir, colocar uma touca de plástico e deitar-se. Na manhã seguinte, lave o cabelo como habitualmente, mas precisará de aplicar champô duas (ou mesmo três vezes) para garantir que elimina todos os resíduos de óleo.

Há quem opte por não deixar atuar durante a noite, mas é aconselhado que deixe o óleo no cabelo pelo menos uma hora. Fazer o banho de óleo uma vez por mês é suficiente.

Qual é o melhor óleo para cada tipo de cabelo

Antes de tudo, há que escolher o óleo vegetal mais indicado para o seu tipo de cabelo. Para os cabelos secos os óleos mais indicados são: a linhaça, coco, borragem, karité, rícino, abacate e óleo de sapota. Estes permitem restaurar o brilho e a suavidade dos cabelos secos, pois todos possuem propriedades hidratantes.

Os cabelos oleosos, embora possa parecer estranho, também podem ser submetidos a uma banho de óleo, com enormes benefícios. Os óleos mais adequados para cabelos oleosos são: jojoba, amêndoas doces, macadâmia e avelã.

Pode ainda utilizar azeite, principalmente em cabelos encaracolados que tendem a ser mais ásperos. A vantagem destes óleos é que são fáceis de encontrar, muito baratos e os resultados são realmente visíveis.

Óleo combinado com máscara de cabelo

Outra maneira de fazer o seu banho de óleo caseiro no cabelo é combinar com uma máscara de cabelo. Primeiro deve aplicar o óleo, como já foi explicado acima, e deixar atuar uma hora. Depois do tempo percorrido, aplique a máscara de cabelo por 30 minutos. Em seguida lave bem.

Para aumentar os efeitos desta cura, óleo e máscara capilar juntos, envolva o cabelo com filme plástico durante o tempo de aplicação, desta forma o tratamento será muito melhor.

Óleo com sérum para o cabelo

Pode também fazer um sérum caseiro que leva óleo, que constitui uma verdadeira cura para o cabelo. Utilize o seguinte:

  • 30 ml de óleo de coco
  • 30 ml de água
  • 30 ml de máscara capilar (com manteiga de karité)
  • 30 ml de gel puro de aloe vera

Misture todos os ingredientes e faça o seu banho de cabelo caseiro: primeiro lave o cabelo, seque só com a toalha, aplique o sérum no cabelo e passe a escova cuidadosamente, envolva o cabelo em papel de alumínio. Deixe a mistura durante pelo menos uma hora e depois só tem de enxaguar.

Faça um banho de óleo caseiro ao cabelo uma vez por semana durante pelo menos uma hora. Para cabelos particularmente estragados, deve deixar atuar durante toda a noite. Os óleos naturais nutrem e proporcionam ao cabelo hidratação e gorduras tão necessárias para que o cabelo fique novamente macio e brilhante.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.