Como fortalecer as unhas naturalmente

O marketing existente, relativamente a tratamentos de unhas e cutículas, é bastante. É claro que uma boa manicure deixa as unhas bonitas. No entanto, estes produtos, na sua maioria, possuem químicos tóxicos. Fortalecer as unhas com produtos naturais traz resultados mais lentos, mas o sucesso é duradouro.

A aparência das nossas unhas reflete a nossa saúde. Grande parte das mulheres e até mesmo homens, excluem procurar saber a razão do estado em que as unhas se encontram. Quebradiças, manchadas, amarelas, etc., advêm de hipertireoidismoanemiadeficiências nutricionaisdoenças dermatológicas, produtos de limpeza, a acetona que tanto é utilizada, entre o próprio nervosismo que leva as pessoas a roerem as unhas. Antes de procurar qualquer tratamento é importante consultar um médico caso o problema seja constante e “ouvir” o nosso corpo em primeiro lugar.

Para cuidar das unhas estragadas, fracas, danificadas e quebradiças existem, portanto, algumas receitas naturais que ajudam a fortalecê-las, ficando estas com uma aparência saudável. Tais como:

Azeite de oliva

Tendo uma elevada capacidade hidratante, este óleo vegetal é um ótimo fortalecedor de unhas e oferece um cuidado extra nutritivo para as cutículas. O segredo é tão simples como fazê-lo. Só precisa de uma taça ou uma panela, dependendo da quantidade que deseja, e aquecer o azeite no fogão ou micro-ondas. Sem deixar que aqueça demais, caso contrário danifica as propriedades do azeite, deixe-o arrefecer até ficar morno e mergulhe os dedos durante 15-20 minutos. Após esse tempo, lave as mãos com água fria de forma a manter a hidratação.

Tendo como preferência o azeite extra virgem (melhor qualidade), ao elaborar esta rotina semanalmente, verá os benefícios!

Sumo do limão

Conhecido por ser uma fruta ácida, o limão possui propriedades clareadoras e é um ótimo aliado para as unhas manchadas. Com as mãos e unhas limpas, sem qualquer vestígio de verniz, aqueça água numa panela até ficar de preferência morna. Encha metade de um copo com a água previamente aquecida e esprema meio limão. Coloque as unhas dentro do copo durante aproximadamente 10 minutos. Depois, é só limpar as mãos com uma toalha e já está!

Este tratamento se for feito diariamente de forma consistente, trará uma coloração mais uniforme às unhas.

Alho

Unhas fracas e quebradiças? Coloque alho. Parece ser a última coisa a querer fazer sim, nomeadamente devido ao cheiro bastante forte. Mas não custa experimentar, além disso verá que não e vai arrepender. Apenas precisa de picar um dente de alho como se fosse cozinhar, colocar numa taça com água morna e mergulhar os dedos por 15-20 minutos. Após isso, lavar as mãos com um sabonete forte e cheiroso, é aconselhável para retirar o cheiro não muito agradável.

Óleo de rícino

Rico em vitamina Eómega 6 e sais minerais, fortalece e dá brilho às unhas. Basta comprar o óleo concentrado, aplicar diariamente uma gota em cada unha e massajar incluindo a área da cutícula.

Não é ao acaso que é um óleo bastante versátil para fins medicinais.

Óleo de melaleuca

O óleo de tea tree, muito utilizado para o acne, cicatrização de feridas e como anti-inflamatório, contém propriedades reparadoras. É uma boa aposta para unhas danificadas e fracas. Este óleo essencial pode ser utilizado concentrado e posto diretamente nas unhas ou diluído num pouco de água e deixá-las de molho entre 5-10 minutos. Basta fazer algumas vezes por semana até verificar os resultados.

Aloe Vera

Sendo uma planta completa rica em aminoácidos, a sua estrutura gelatinosa produz a hidratação precisa e estimula a produção de colágeno. Altamente nutritivo para tecidos secos, ressequidos e danificados, aplica essa mesma função para unhas pouco saudáveis e fracas. Basta juntar uma colher de sopa de gel com três gotas de azeite de oliva (já referido como um excelente aliado para as unhas). Com um disco desmaquilhante ou algodão, passe o gel nas unhas e deixe absorver por completo.

O resultado passa por uma apresentação cuidada das unhas, se feito regularmente.

Óleo de cravo

Elaborado com cravo-da-Índia, este óleo é um excelente partido para unhas fracas e quebradiças. As suas propriedades estimulam o crescimento, oferecem resistência e firmeza às suas unhas. Sendo de preço acessível, só precisa de usar entre 100 e 200 ml de azeite de oliva (sempre um principal componente extra a acrescentar neste tipo de receitas caseiras), mais cravo-da-Índia (por volta de 30 g). Junta os dois ingredientes numa panela a cozinhar em banho-maria por mais ou menos 2 horas. Após arrefecer, filtre o líquido e coloque num frasquinho pronto a usar (por exemplo, o frasco de verniz que já não seja utilizado).

Utilizando de duas a três vezes por semana, verá como as suas unhas ficarão mais fortes!

Estas são algumas das muitas receitas caseiras e já bastante antigas para fortalecer as unhas. Por vezes, julgamos que produtos à base de ingredientes naturais não farão grande coisa e acabamos por optar por aquele mais caro das lojas de cosmética. No entanto, o químico só acelera o processo, ou por vezes traz mais danos que benefícios. O que a Natureza tem para nos oferecer é sem dúvida superior a qualquer produto químico cheio de parabenos, silicones, corantes, sulfatos, etc. Aposte nas plantas!

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.