Como Reduzir as Dores Musculares

As dores musculares podem aparecer por vários motivos: quedas, gripe, exercício físico intenso, stress ou movimentos bruscos. Se por um lado são bastante comuns e normalmente fáceis de curar, é também frequente que a dor muscular se agrave e transtorne a qualidade de vida.

Alternativas naturais para reduzir as dores musculares

É essencial nestes casos seguir um tratamento médico, mas alguns remédios naturais podem servir de complemento a esse tratamento, acelerando o alívio da dor muscular. Damos-lhe a conhecer alguns remédios naturais contra as dores musculares, fáceis e rápidos de preparar.

Tratamentos com calor

O calor estimula a circulação sanguínea e o relaxamento do músculo e, por conseguinte, ajuda reduzir a dor. Pode optar por compressas quentes, ou tomar um banho ou duche, fazendo com que a água quente caia sobre a zona afetada. A água quente é dos remédios mais simples e mais eficazes no alívio deste tipo de dores.

Alecrim e alfazema

O alecrim é um dos melhores remédios caseiros para ajudar a aliviar as dores musculares. Ferva 30 g de folhas de alecrim e depois molhe uma pano nesta água e aplique sobre a zona dorida. Pode ainda optar pelo óleo essencial de alecrim, aplicando diretamente sobre a pele com uma massagem suave. Da mesma forma, a alfazema (ou lavanda) também permite reduzir a tensão muscular. Aplique algumas gotas de óleo essencial desta planta e massaje durante 10 minutos a zona afetada, até a pele absorver bem o produto.

Remédio de vinagre de sidra

O vinagre de maçã é conhecido pelas suas inúmeras utilizações tanto na cozinha como para fins terapêuticos. Neste caso, ele é também bastante eficaz para aliviar as dores musculares. Um dos tratamentos possíveis é encher um alguidar com água morna e juntar dois copos de vinagre de sidra, deixando o músculo a tratar repousar cerca de 30 minutos dentro desta solução. No caso, de a dor muscular a tratar se localizar no pescoço ou em outra zona em que não seja possível realizar o tratamento desta forma, a alternativa é molhar um pano na solução e aplica-lo durante meia hora diretamente sobre o músculo.

Arnica para tratar dores musculares

Desde tempos remotos que a arnica é usada no tratamento de lesões desportivas, dores musculares e dores nas articulações.  A pomada, que pode encontrar na farmácia, é aplicada superficialmente na zona afetada para alivio imediato da dor.

Infusão de raiz de valeriana

A Valeriana possui propriedades tranquilizantes e por isso é bastante eficaz no combate às dores musculares, principalmente quando estas são causadas por stress. Opte por uma tisana de raiz de Valeriana, que pode ser tomada duas ou três vezes ao dia. Esta terá um efeito tranquilizante a nível do corpo e da mente e ajudará os músculos a relaxar.

Gengibre

O gengibre é um analgésico natural, tendo efeito eficaz contra a dor. Por isso é muito utilizado para tratar dores musculares e nas articulações, como por exemplo no alivio da tendinite. Pode preparar um chá de gengibre, ralando ou cortado em fatias finas a raiz de gengibre fresca e deixar em infusão pelo menos 10 minutos.

A raiz depois de ralada pode também ser adicionada em smoothies, ou a muitas receitas como por exemplo em pratos de legumes, saladas, mas também a bolos, biscoitos, pudins, etc. Além do gengibre outros condimentos utilizados na cozinha podem também ajudar, como estas 3 especiarias para reduzir as dores musculares após exercício físico.

Consuma os alimentos certos

É possível que a dor muscular se intensifique devido à falta de nutrientes como por exemplo o potássio. Nesse caso, o melhor a fazer é consumir bananas, sob a forma de sumo (misturada  com outros frutos, se desejar), batidos ou ao natural. Pode, por exemplo, preparar um sumo de banana e melão, já que este também é rico em potássio.

A vitamina E protege as articulações e tem efeito anti-inflamatório. Esta vitamina encontra-se principalmente em óleos vegetais (especialmente óleo de gérmen de trigo) e frutos secos (nozes, avelãs, amêndoas etc.). Com 50 g de amêndoas ou 40 ml de óleo de gérmen de trigo pode satisfazer a ingestão diária recomendada.

De forma preventiva, para evitar que as dores musculares surjam com frequência, coma peixe gordo várias vezes por semana, pois contém ácidos gordos ómega-3 com propriedades anti-inflamatórias. Estas gorduras benéficas encontram-se no salmão selvagem, nas sardinhas, mas também na linhaça e sementes de chia. Os suplementos dietéticos que contêm ácidos gordos ómega-3 garantem um fornecimento regular e adequado em doses mais elevadas, sobretudo para quem nem sempre pode comer peixe gordo.

Levar uma dieta anti-inflamatória é fundamental para reduzir as dores musculares e aliviar as dores nas articulações, por isso incluir alimentos anti-inflamatórios na alimentação como cebolas, alhos e cerejas torna-se uma necessidade urgente, onde também não deve faltar a curcuma, uma especiaria que é considerada um potente anti-inflamatório natural.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.