Como remover verrugas com remédios caseiros

As verrugas surgem nas mãos ou nos pés e são crescimentos benignos (não cancerosos), originados por uma infeção da camada superficial da pele. São também chamadas de verrugas plantares por surgirem nas plantas dos pés e palmas das mãos. A infeção que as origina é causada pelo vírus HPV (papiloma vírus humano), mas não apresenta qualquer risco para a saúde.

As verrugas podem ser inestéticas, mas em todo o caso inofensivas. Nas crianças é normal que a verruga desapareça sem necessidade de tratamento, mas nos adultos isso não é tão frequente. Para remover verrugas alguns remédios caseiros podem ser uma ajuda preciosa, além de baratos e indolores.

Benefícios do vinagre de sidra

O vinagre de sidra (também denominado “vinagre de maçã”) tem inúmeros benefícios, podendo ser utilizado como remédio natural para os mais diversos problemas. É especialmente eficaz contra as verrugas. Basta embeber um pouco de algodão neste vinagre, aplicá-lo diretamente sobre a verruga e colocar um penso ou adesivo, para que o algodão impregnado se mantenha sobre a verruga. Repita este procedimento a cada dia, mudando o algodão. Inicialmente a verruga vai crescer, mas alguns dias depois tornar-se-á mais escura e por fim, cairá.

Eliminar verrugas com a pele do limão

Neste caso não se trata da casca do limão, mas sim da pele branca no interior da casca. Separe esta pele do resto da casca, corte-a em pedaços e mergulhe-a num pouco de vinagre branco. Deixe repousar durante 72h e de seguida aplique a pele do limão sobre a verruga e coloque um penso ou adesivo. Deixe atuar durante 12h e repita o processo até a verruga desaparecer.

Remédio de alho fresco

O alho possui propriedades antivirais e antifúngicas, pelo que é um ótimo tratamento contra as verrugas. Basta cortar uma rodela fina de alho, aplicar diretamente sobre a verruga e prendê-la com um adesivo. Deixe atuar durante 48h e, após esse tempo, coloque uma nova rodela de alho e novo adesivo. Apesar do odor desagradável, o alho removerá inteiramente a verruga dentro de algumas semanas.

Casca de banana para tratar verrugas

Um outro remédio de fácil aplicação, é colocar um pouco de casca de banana diretamente sobre a verruga. Tal como nos outros remédios, fixe um adesivo para garantir que não sai do sítio e deixe atuar durante 3h. Repita a aplicação diariamente, até que a verruga desapareça por completo. A banana é rica em potássio e as verrugas não toleram a exposição a este nutriente, daí a sua eficácia.

Remédio de leite de figo

O leite de figo é um dos remédios mais conhecidos contra a verrugas, embora não seja muito prático pois exige ter uma figueira por perto e também que o remédio seja aplicado assim que o fruto é colhido. Colha um figo e aplique imediatamente sobre a verruga o leite que se encontra na ponta do fruto. Esfregue um pouco e deixe atuar durante meia hora. Repita o procedimento três vezes por semana, até que a verruga desapareça por completo.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.