Como tratar a garganta irritada

A exposição ao frio cada vez que chegam as temperaturas baixas traz problemas e a irritação da garganta pode ser um grande incómodo. Explicamos como surge e o que pode fazer para resolver o problema com estas opções de remédios caseiros para a garganta irritada.

A garganta irritada é um primeiro aviso para uma constipação, gripe ou amigdalite que por aí podem vir. A maior parte dos casos deve-se a causas virais. Depois, existem as exceções, como as alergias, o uso excessivo da voz, o tabaco e as diferenças de temperatura acentuadas e repentinas, seja no ambiente, seja através da ingestão de alimentos e líquidos.

Remédios caseiros para a garganta irritada

Perceber se a sua garganta está irritada é muito fácil, pois a dor de garganta é bem forte e muito incomodativa. Sente-se dificuldade em engolir a própria saliva e, na maior parte dos casos, a zona das amígdalas apresenta uma cor avermelhada. O cheiro do hálito torna-se mais forte e registam-se episódios de tosse seca e irritativa. Quando a constipação afeta as vias respiratórias, a tosse seca dá lugar à expetoração. Normalmente, estas dores de garganta estão associadas à febre e à dor de cabeça.

Para quem não quer ir logo ao médico, existem muitos remédios completamente caseiros que podem ajudar a tratar a garganta inflamada em poucos dias. Chás, mel e muita vitamina c são ingredientes ideais para tratar este problema e evitar uma ida ao médico. Conheça aqui algumas das receitas mais práticas para acabar com a irritação da garganta.

Mel

O líquido precioso das abelhas é antibacteriano, cicatrizante e um poderoso calmante, por isso, pode ser usado como remédio caseiro para a garganta irritada. O mel também ajuda a formar uma camada protetora na garganta, o que evita futuras irritações. Tome uma colher de mel, ou então pode juntá-lo a um chá quente para adoçar, ao leite quente que pode ir bebendo para aquecer a garganta ou aos chás de ervas.

Limão com mel

O limão não sem razão é um excelente remédio caseiro para a garganta irritada graças à vitamina C. Basta espremer um limão e adicionar e deitar numa chávena e encher com água quente sem ferver. Adicione 1 colher de chá de mel para adoçar, ao mesmo tempo que benefícia das propriedades curativas do mel.

Limão e gengibre

O limão é um citrino muito rico em vitamina c e o gengibre é uma raiz muito procurada graças às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésicas, ou seja, ajuda a reduzir a dor. Todos juntos fazem o remédio perfeito. Faça um xarope com o sumo de um limão, três colheres de mel e uma colher de sopa de gengibre picado. Misture bem e coma uma colher deste xarope de três em três horas.

Óleo essencial de tea tree

Este óleo devido às suas propriedades antibacterianas e antivirais, e ainda combinado com o mel, acalmará a dor de garganta. Misture 1 gota de óleo essencial de tea tree com uma colher de chá de mel e deixe a mistura derreter na boca antes de engolir. Pode fazer isso até três vezes por dia.

Chás de ervas para a garganta irritada

A garganta irritada pode ser sintoma de uma desidratação causada pela falta de muco, fazendo com que esta se torne seca e dolorosa. Sendo assim, é preciso lubrificá-la, bebendo muito. Em geral é recomendado beber muita água de modo a manter as mucosas bem hidratadas e aliviar a irritação da garganta.

Para além de beber muita água, qualquer chá contribui para a ingestão de líquidos e ainda com a vantagem das propriedades curativas e o prazer de uma bebida quente que tem logo efeito calmante na dor de garganta. Tome-os quentes mas não muito quentes, isto porque as bebidas muito quentes ou muito frias podem irritar ainda mais a garganta. Se juntar um pouco de sumo de limão e uma colher de chá de mel, aumenta a sua ação curativa.

Chá de sálvia

A sálvia é particularmente eficaz contra a dor de garganta, pois os óleos essenciais nela contidos impedem que os germes cresçam e aliviem as membranas mucosas. Para um chá de sálvia, ferva água, apague e junte 1 colher de sopa de folhas na água quente, deixe pelo menos dez minutos em infusão. Beba 3 chávenas ao longo do dia.

Chá de tomilho

Este chá tem também substâncias de ação antibacteriana e antiinflamatória. Ferva água e deite 1 colher de tomilho, espere dez minutos. Pode adicionar 1 colher de chá de mel no momento de beber. Três a quatro vezes por dia, pode tomar qualquer um destes chás de ervas para o tratamento da garganta inflamada.

O chá de groselha também serve para o mesmo efeito, graças às suas propriedades anti-inflamatórias: deite 1 colher de chá de folhas de groselha preta em 150 ml de água e deixe infusão 10 minutos. Também pode deixar em decocção a frio e depois ferver brevemente.

Bicarbonato de sódio para gargarejar

Outro remédio caseiro para a garganta irritada que pode experimentar é utilizar o bicarbonato de sódio. Este pó branco tem propriedades antibacterianas e alivia os tecidos inchados, por isso, é bom para a inflamação da garganta. Para utilizá-lo, basta fazer uma bebida com um copo de água morna, meia colher de sal e meia de bicarbonato. Mexa bem e  deve gargarejar esta solução durante alguns segundos, várias vezes ao dia. Vai ver que a sua garganta vai «descansar» depois de algumas utilizações destas soluções caseiras e práticas.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.