Desodorante caseiro para o mau cheiro das axilas

Fazer um desodorizante caseiro para acabar com o odor nas axilas é uma alternativa mais saudável do que os desodorizantes comprados, que contêm produtos químicos, alguns até perigosos, como sais de alumínio. Todos contêm ingredientes naturais.

Para fazer estes 5 desodorizantes caseiros sem alumínio em forma de spray, roll-on ou creme, vai precisar apenas de três ingredientes: óleo de coco, manteiga de cacau nutritiva, um óleo essencial com efeito desodorizante para controlar o odor do suor.

Porquê fazer o seu desodorizante caseiro?

O tratamento caseiro para a transpiração excessiva nas axilas é uma solução mais natural, porque os desodorizantes industriais contém sais de alumínio, que não só obstruem os poros, mas também penetram na pele e podem causar cancro de mama e a longo prazo pode ainda promover a doença de Alzheimer. Além disso, contêm álcool e substâncias químicas como parabenos, perfumes sintéticos, corantes e conservantes.

Mesmo que nos rótulos escreva “desodorizante natural”, nem sempre é fiável, porque costuma haver abuso por parte de algumas marcas. A solução é fazer o seu desodorizante caseiro para o mau cheiro das axilas. Estes são os ingredientes necessários para fazer desodorizantes DY e a sua função:

  • O bicarbonato de sódio em pó ajuda a eliminar o odor desagradável da transpiração, é antibacteriano evitando a proliferação bacteriana. Na receita que escolher nunca adicione-o à água quente, porque a partir de 60 ° C perde o efeito.
  • óleo de coco tem propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e impede que as bactérias provoquem o mau cheiro do suor nas axilas, é também um bom hidratante da pele.
  • Os amidos (batatas, milho e outros) dão consistência, tornam o desodorizante mais firme e, portanto, mais cremoso, mas também ajudam a manter a pele seca e sem odores porque absorvem o suor em dias quentes e não deixam marcas na roupa.
  • Os óleos essenciais proporcionam uma fragância agradável e evitam a transpiração e reduzem as marcas de suor na roupa. Escolha óleos essenciais de boa qualidade e com a su fragância preferida, mas os que melhores resultados apresentam como antitranspirantes, são os óleos de salva, alfazema e lima. O de hortelã-pimenta tem um efeito refrescante. O óleo da árvore do chá tem efeito anti-séptico. Todo óleo tem o seu próprio efeito e é por isso que é bom experimentá-los.
  • Outros óleos e gorduras, como manteiga de karité ou óleo de jojoba, atuam como aglutinante e nutrem a pele.

1. Desodorizante caseiro de bicarbonato de sódio

Para fazer este desodorizante natural sem alumínio, apenas vai precisar de 3 ingredientes:

⦁ 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
⦁ 100 g de manteiga de cacau
⦁ 10 gotas de óleo essencial de sálvia
⦁ Moldes para endurecer o desodorizante (por exemplo, moldes de cubos de gelo)

Pode usar qualquer outro óleo essencial a seu gosto. No entanto, o óleo de sálvia é um dos mais adequados porque obtém o efeito de um antitranspirante caseiro.

Preparação:

Derreta a manteiga de cacau em banho-maria. Entretanto, numa outra tigela, misture o bicarbonato de sódio com o óleo essencial. Quando estiver líquida, retire a manteiga de cacau do lume e deixe arrefecer um pouco. Em seguida, junte a mistura de bicarbonato de sódio e o óleo essencial. A textura fica como uma pasta.

Com a ajuda de uma colher, passe a mistura para o molde e mantenha no frigorífico, pelo menos 30 minutos. Depois de a massa ficar sólida, retire os cubos de desodorizantes do molde. Podem ser guardados numa caixa ou frasco de vidro durante no mínimo 6 meses.

Como deve aplicar: passe um cubo de desodorizante nas axilas lavadas e secas, ao entrar em contato com o calor do corpo, derrete. Estes desodorizantes em cubos são muito práticos, especialmente para viajar, porque economizam espaço.

2. Desodorizante caseiro com óleo de coco

Este desodorizante com óleo de coco precisa de estes ingredientes :

  • 3 colheres de chá de óleo de coco líquido
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 2 colheres de chá de amido de milho ou batata
  • 3 a 5 gotas de óleo essencial

Como preparar

  1. Derreta o óleo de coco, basta colocar numa tigela em banho maria com água morna
  2. Misture o bicarbonato de sódio com o amido (tipo maizena)
  3. Adicione a primeira colher de chá de óleo de coco líquido
  4. Mexa os três ingredientes até formar uma pasta
  5. Adicione o restante óleo de coco ao creme e mexa
  6. Se desejar pode juntar algumas gotas de óleo essencial
  7. Finalmente, deite o desodorizante natural num frasco adequado

Outra opção com óleo de coco

Ingredientes necessários:

  • 50 g de óleo de coco orgânico
  • 15 g de bicarbonato de sódio
  • 10 gotas de óleo essencial de sálvia ou outro da sua escolha

Aqueça o óleo de coco ligeiramente para que ele tenha uma textura cremosa. Pode aquecer em banho maria ou muito rapidamente a 30 graus no forno. Agora misture o bicarbonato de sódio no óleo de coco, mexa bem. Adicione os óleos essenciais, misture bem e deite num frasco de vidro. O vidro escuro protege os ingredientes da luz.

Para tornar este desodorizante mais cremoso, adicione cerca de 10 g de óleo de jojoba ou outro óleo inodoro, como óleo de amêndoa.

3. Desodorizante caseiro líquido

Para fazer este desodorizante caseiro em spray, precisa dos seguintes ingredientes:

  • 100 ml de água
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 4 gotas de óleo essencial
  • Um frasco de spray (compre ou reutilize um frasco de spray antigo)

Como fazer o desodorizante spray caseiro

⦁ Ferva a água e encha o frasco de spray com 100 ml desta água
⦁ Quando a água arrefecer, pode adicionar a colher de chá de bicarbonato de sódio em pó fino
⦁ Acrescente as gotas de óleo essencial
⦁ Agite bem (e todas as vezes que for a utilizar, também)

É importante que o bicarbonato de sódio seja em pó fino, para que o frasco de spray não fique entupido durante a sua utilização.

4. Desodorizante caseiro Roll-On

Estes são os ingredientes para fazer o seu próprio desodorizante roll-on sem alumínio:

  • 100 ml de água
  • 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
  • 4 gotas de óleo essencial
  • 2 colheres de chá de amido de milho (maisena)
  • Um frasco roll on vazio

Primeiro ferva a água e depois de arrefecer junte numa tijela a água o bicarbonato de sódio e o amido, mexa bem e junte depois o óleo essencial com um fragrância agradável. Deite a mistura no desodorizante roll-on vazio.

5. Desodorizante caseiro em pó

Para fazer este desodorizante natural em pó pode usar todas as ervas secas ou flores que mais gosta. Esta receita só leva 2 ingredientes:

  • 30 g de bicarbonato de sódio
  • ervas secas ou flores a seu gosto (alfazema, rosa, …)

Preparação

Coloque tudo no copo da liquidificadora e misture bem, depois passe por uma peneira fina e guarde em frascos pequenos e bem fechados. Aplicação: passe o pó nas axilas lavadas e secas. O desodorizante permite eliminar ou pelo menos reduzir o cheiro desagradável do suor.

Eliminar o odor das axilas com um desodorizante caseiro é mais natural e saudável para o nosso corpo, pois não contêm substâncias nocivas. O mau cheiro das axilas são causados por bactérias que aumentam e se multiplicam quando existe suor. Muitas destas receitas caseiras de desodorizantes com ingredientes naturais vão ajudar a eliminar os odores.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.