Dieta da Seiva para perder 6 a 12kg

A dieta da Seiva, também conhecida como a cura com o sumo de limão, serve para desintoxicar o corpo e emagrecer. Com estes simples ingredientes: sumo de limão, xarope de seiva, pimenta caiena e água prepara-se uma bebida que vai eliminar toxinas e gorduras do organismo.

A sua origem

A cura com o sumo de limão, surgiu pela primeira vez em 1940 quando o médico americano Stanley Burroughs (1903-1991) receitou esta bebida a uma das suas pacientes que padecia úlceras de estômago durante 3 anos sem ter obtido resultados com outros tratamentos. Após 11 dias de tratamento com a dieta da Seiva, esta paciente curou-se totalmente, para surpresa do seu próprio médico. Foi assim que depois deste primeiro tratamento com êxito seguiram-se muitos outros casos com resultados espetaculares.

Como fazer a Dieta da Seiva

Há muitas receitas parecidas. Qualquer alteração na receita, reduz significativamente o tratamento. Esta é a receita original para preparar a bebida de xarope de seiva de palma e de ácer:

Ingredientes (para um copo):

  • 2 colheres de sopa de sumo de limão (orgânico e recém espremido)
  • 2 colheres de sopa de xarope de Seiva (xarope de seiva de palma e xarope de seiva de ácer)
  • 1 pitada de pimenta caiena
  • 300 ml de água (morna ou fria, mas não quente)

Preparação:

  • Misture todos os ingredientes
  • Prepare o sumo de limão sempre fresco
  • Beba ao longo de todo o dia entre seis a doze copos (200 ml) desta bebida
  • Beba a mistura sempre que sentir fome

O objetivo da dieta é dar ao trato digestivo um tempo de repouso de 10 dias, por isso não se deve ingerir alimentos sólidos, porque como estes precisam de ser digeridos, o organismo não descansaria.

Também não é recomendado tomar suplementos de vitaminas durante o tratamento, porque podem afetar o processo de desintoxicação do organismo. Além disso, as vitaminas e minerais presentes no limão e xarope de seiva satisfazem as necessidades nutricionais do corpo.

Perda de peso de 6 até 12kg

A dieta da Seiva conduz ao emagrecimento, o que não só beneficia a saúde mas também a auto-estima. Dependendo da constituição de cada pessoa, a perda de peso pode ir de 6 até 12kg. Nos dias que antecedem a cura com o sumo de limão é recomendado reduzir o consumo de carnes e açúcares.

Esta cura de desintoxicação e depuração também pode ser realizada por pessoas que não procuram a perda de peso, mas sim um meio para desintoxicar o organismo pelo seu efeito benéfico sobre o corpo e bem-estar em geral.

No entanto, esta cura deve ser feita sob controlo médico, no caso de pessoas não saudáveis e que apresentam alguma doença.

Quanto dura a dieta da Seiva?

Há dois modos de fazer esta cura, uma forma mais rigorosa que é uma versão sem refeições e outra mais ligeira que permite uma ou dois refeições.

Sem alimentos sólidos – jejum

Esta cura depurativa é um jejum rigoroso que deve durar um máximo de 10 dias. É um tratamento para purificar e desintoxicar o organismo e não uma dieta. Durante este tempo não se deve ingerir alimentos sólidos, mas apenas a bebida preparada com o sumo de limão e os outros ingredientes. É também permitido beber água e infusões, excepto chás com teína e café.

Substituir uma das refeições pela Seiva

Para quem não quer seguir o jejum rigoroso da seiva, pode substituir uma das refeições pelo xarope, assim irá reduzir a ingestão de alimentos.

Com alimentos sólidos – semi-jejum

Para aqueles que não conseguem fazer este jejum prolongado, pois não podem estar tantos dia sem comer, pode fazer um tratamento mais ligeiro. Neste sentido, simplesmente deve substituir uma ou duas refeições diárias pela bebida de sumo de limão e Seiva. Por exemplo, pode comer alimentos sólidos ao almoço, mas ao jantar só bebe o xarope de seiva.

O que comer depois da cura de desintoxicação?

Após terminar os 10 dias de jejum, vai ser preciso 3 a 4 dias, para que o corpo volte outra vez a habituar-se aos alimentos sólidos. Sendo assim durante estes 3 dias deve fazer esta dieta de transição e comer desta maneira:

Dia 1: Beba vários copos de sumo de laranja fresco (espremido na hora).

Dia 2: De manhã e à tarde beba sumo de laranja fresco, para o jantar coma sopa de legumes ou caldo de legumes caseiro.

Dia 3: De manhã beba sumo de laranja fresco, ao almoço coma sopa de legumes e à noite, legumes, salada ou fruta fresca (por exemplo, abacate).

Durante estes 3 dias, evite estes alimentos: carne, peixe, ovos, pão, bolos, café, chá e leite.

Alimentação normal

A partir do dia 4, pode começar a comer de tudo novamente. Aproveite agora, depois de terminado o jejum prolongado, para mudar os seus hábitos alimentares, optando por uma dieta saudável. Só desta maneira poderá manter o peso que perdeu.

Nesse sentido, volte a fazer as suas refeiçoes diárias focadas numa dieta equilibrada sem alimentos refinados (farinha branca e açúcares), onde deve dar preferência aos alimentos integrais, verduras e legumes crus ou cozidos e gorduras saudáveis. Um ligeiro aumento de peso no final da cura é perfeitamente normal que aconteça, não sendo motivo para preocupações.

Precauções

Se durante a cura com a Dieta da Seiva sentir mal-estar, tonturas, dores de cabeça, não se assuste, já que pode ser uma reação normal do corpo, mas, se os sintomas continuarem após algum tempo, é aconselhável interromper a cura imediatamente.

As pessoas que tenham alguma doença devem obter primeiro o conselho do seu médico antes de fazer este tratamento.

Para saber mais sobre o tratamento de desintoxicação consulte aqui o livro sobre este tema.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.