Esfoliantes caseiros para o corpo

Os esfoliantes caseiros para o corpo podem ser facilmente preparados com ingredientes que temos sempre em casa. E além de mais saudáveis, são igualmente eficazes e muitos mais baratos.

Muitas vezes esquecemo-nos que o frigorífico pode ser o local perfeito para encontrar os melhores produtos naturais de beleza. Muito melhor do que adquirir produtos no supermercado (que possuem químicos e substâncias prejudiciais para a pele), os alimentos são ótimos remédios caseiros. A regra é: se é bom para comer, é igualmente bom para a pele.

Esfoliantes caseiros para o corpo

Encontre nestes esfoliantes caseiros para o corpo, a solução natural para alguns dos problemas da sua pele. A esfoliação da pele deve ser feita várias vezes por mês. Este gesto de beleza não deve ser descuidado, pois ajuda a combater o envelhecimento da pele. Inclua este ritual de beleza pelo menos uma vez por semana na sua rotina de cuidados do corpo.

Esfoliante de corpo para peles secas

Para peles secas, que necessitam de um tratamento completo, bastam três ingredientes muito simples e que temos sempre em casa: mel, azeite e açúcar. O mel amacia e acalma a pele, o azeite tem propriedades hidratantes e o açúcar faz a esfoliação em si. Para preparar este esfoliante, aqueça num tacho três colheres de sopa de mel e uma de azeite. Deixe arrefecer e junte duas ou três colheres de café de açúcar. É importante deixar o preparado arrefecer antes de juntar o açúcar para que este não derreta. Se preferir, o açúcar pode ser substituído por sal muito fino, para uma esfoliação em suavidade. Este tratamento deixa a pele instantaneamente limpa, hidratada e suave.

Esfoliante de corpo para peles sensíveis

Para as peles sensíveis o ingrediente de base continua a ser o mel, pelas suas propriedades calmantes. Vai necessitar ainda de óleo de amêndoas doces, sal fino e sumo de limão. Derreta três colheres de sopa de mel num tacho, junte o sumo de um limão, três gotas de óleo de amêndoas doces e duas ou três pitadas de sal. Opte por sal fino para não agredir a pele. Após a esfoliação terá de imediato uma pele mais suave.

Esfoliante de verão

Um esfoliante ainda mais simples de conseguir é areia húmida. É económico e fácil de encontrar pois basta ir à praia. Aplique um punhado de areia ligeiramente molhada por todo o corpo, como movimentos suaves e circulares. Mas claro, esta esfoliação não deve ser efetuada após a exposição ao sol, pois a pele estará demasiado sensível. Também deve ter em atenção que a areia muito grossa pode ser agressiva para a pele, por isso opte por areia fina.

Uma esfoliação perfeita

Estes esfoliantes caseiros para o corpo devem ser aplicados sobre a pele molhada como movimentos circulares, dando especial atenção a pés, joelhos e cotovelos, áreas onde a pele tende a ser mais grossa e onde existe uma maior quantidade de células mortas. Em zonas mais sensíveis como peito e virilhas, os movimentos devem ser suaves para não agredir a pele.

A esfoliação ajuda a prevenir manchas, limpa e hidrata, ativa a circulação e retarda o envelhecimento e flacidez da pele. Deve por isso fazer parte do ritual de beleza semanal. A esfoliação deve ser feita uma a duas vezes por semana no máximo. Se esfoliar mais do que o indicado corre o risco de eliminar células vivas, prejudicando a pele. Depois de cada esfoliação a pele deve ser bem hidratada. Utilize um creme hidratante de acordo com o seu tipo de pele

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.