Os 8 melhores óleos essenciais para rugas

Algumas pessoas preferem alternativas naturais, como óleos essenciais para rugas, uma forma natural de rejuvenescer o rosto. Com o aumento da idade, a pele começa a ganhar linhas de expressão ao redor da testa, boca e olhos e perde a elasticidade. Esse processo natural é normal mas pode ser retrasado.

As rugas fazem parte do processo de envelhecimento, mas também é possível retardar o seu aparecimento com um estilo de vida saudável e cuidados extras, ou até eliminar as rugas existentes.

Os óleos essenciais são bons fornecedores de antioxidantes e, por isso ajudam a proteger a pele do rosto, pescoço, decote e mãos se forem misturados previamente com um óleo de base ou creme. Desta forma lutamos contra o envelhecimento precoce e reduzimos as rugas existentes. Claro que também devemos seguir um estilo de vida saudável, que faz também retardar o processo de envelhecimento.

Todos estes óleos essenciais são eficazes para combater as rugas e têm um efeito rejuvenescedor para a pele. Mas cuidado, não aplique diretamente na pele, devem primeiro ser diluídos para não irritar a pele, abaixo explicamos como.

Óleos essenciais para rejuvenescer a pele do rosto

Existe uma variedade de óleos essenciais antienvelhecimento que são adequados para o cuidado da pele, de modo a reduzir rugas e aumentar a sua elasticidade. Não eliminem completamente as rugas (como nenhum outro creme), mas podem reduzir a sua aparência. São também uma alternativa natural a cremes e loções químicas. Aqui ficam os oito melhores óleos essenciais antienvelhecimento:

1. Óleo essencial de cravo

O óleo de cravo-da-índia é considerado um verdadeiro remédio antienvelhecimento. É o óleo essencial com mais antioxidantes, que ajudam a pele a se livrar dos radicais livres e portanto, a reduzir os sinais de envelhecimento e danos causados ​​pelo sol.

Este óleo essencial vai proteger a pele do envelhecimento prematuro. Contém o eugenol, um fitoquímico altamente inibidor de germes. O óleo de cravo vai portanto, proteger a pele do envelhecimento precoce, mas deve sempre ser bem diluído, pois as duas substâncias são muito irritantes.

2. Óleo essencial de semente de cenoura

O óleo essencial de semente de cenoura é extraído da cenoura selvagem. Graças às suas propriedades rejuvenescedoras e suavizantes da pele, é altamente recomendado no cuidado da pele e na prevenção e redução de rugas.

Além disso, o óleo de semente de cenoura possui uma alta concentração de minerais e vitaminas como a vitamina C e E. Nutre e tonifica a pele, contribuindo para uma aparência jovem.

3. Óleo essencial de sálvia

O óleo essencial de salvia sclarea (Clary Sage) revitaliza a pele, elimina as rugas finas e ajuda a curar erupções cutâneas e eczema, é portanto, um excelente óleo anti-rugas: protege a pele do envelhecimento precoce. Este óleo acalma a inflamação da pele e regula o equilíbrio lipídico da pele seca. Desta forma, promove e controla o processo de produção de sebo.

Adicione algumas gotas de óleo de sálvia ao seu hidratante ou simplesmente misture o seu próprio óleo de pele. O óleo de amêndoa ou óleo de jojoba com algumas gotas de óleo de Clary Sage é ideal para o cuidado da pele e fornece vitaminas E e A.

4. Óleo essencial de mirra

O óleo é extraído da resina da mirra e é bem tolerado pela pele. Graças ao seu forte efeito antioxidante, é um excelente oleo antienvelhecimento. Pode ser aplicado para a prevenção e tratamento de rugas, tendo portanto, um efeito rejuvenescedor na pele madura, para o tratamento de rugas.

5. Óleo essencial de patchouli

O óleo essencial de patchouli é desde tempos longínquos utilizado na medicina tradicional chinesa principalmente para tratar todo o tipo de problemas de pele. Estudos científicos também mostraram um efeito positivo do óleo de patchouli no envelhecimento da pele causado pela radiação UV. O óleo pode aumentar a produção de colagénio da pele, e garante elasticidade.

O colagénio é uma das proteínas estruturais mais importantes do corpo. Na pele, o colagénio dá firmeza e resistência. O óleo essencial de patchouli é, portanto, um excelente óleo antienvelhecimento e ajuda a pele a manter sua elasticidade e juventude.

6. Óleo essencial de incenso

O incenso sempre foi usado no oriente médio e na Índia para curar e nos cuidados de beleza. Este óleo essencial tem um forte efeito anti-inflamatório e promove a regeneração celular, promovendo a produção de colagénio e elastina. Tudo isto faz que a pele permaneça firme e saudável. Por isso, utilize este óleo essencial para reduzir as rugas devido à sua ação antienvelhecimento.

7. Óleo essencial ylang  ylang

O óleo de Ylang Ylang tem efeitos revigorantes e energizantes, é adequado para todos os tipos de pele, especialmente para a pele oleosa, seca ou mista. Além disso, regula a atividade das glândulas sebáceas e fornece humidade à pele.

Originário da Ásia o ylang-ylang tem sido objeto de inúmeros estudos científicos pelas suas propriedades antienvelhecimento. De acordo com um estudo de 2015, este óleo contém antioxidantes que podem promover  a renovação da pele e contribuir para uma aparência jovem da nossa pele.

8. Óleo essencial de toranja

Este óleo da família dos citrinos convence pelo seu perfume fresco. O óleo de toranja, estimula o metabolismo da pele e, assim, estimula a regeneração da pele, razão pela qual também é usado em tratamentos de beleza – cicatrizes e estrias.

O óleo de toranja além do rosto, é usado no tratamento da celulite. Pode ainda ser usado como tónico para peles oleosas e acne. Limpa a pele. Rico em vitamina C.

Como aplicar os óleos essenciais antienvelhecimento

Antes de usar qualquer óleo essencial, estes devem ser primeiro ​​diluídos, para isso é importante usar um óleo base para reduzir a intensidade do óleo essencial de modo a não irritar a pele.

Um óleo base é um óleo vegetal que pode ser: óleo de amêndoa, óleo de abacate, óleo de jojoba, óleo de argan etc. Agora só tem de misturar algumas gotas do óleo essencial ao óleo base.

Em seguida, aplique cerca de 25 gotas do óleo essencial que deseja, em 100 ml de óleo base. Esta dosagem também é ideal para óleos essenciais muito fortes que possuem propriedades irritantes da pele. No entanto, se escolher óleos essenciais mais ligeiros, poderá aumentar ainda mais a dose. Assim, o seu óleo anti-rugas está pronto.

O óleo de argan serve para a pele do rosto da mulher na pós-menopausa, graças ao seu efeito antienvelhecimento. Um estudo mostrou que a aplicação tópica de óleo de argan ajuda a aumentar o colagénio. Por isso utilize-o como óleo base para reduzir os sinais de envelhecimento e manter a elasticidade da pele.

O que mais deve fazer contra as rugas

Evite tomar o sol sem proteção, embora seja uma excelente fonte de vitamina D, os raios UV aumentam a formação de radicais livres que danificam o colagénio e ADN. Portanto, use óculos de sol e cremes protetores.

Deixe de fumar porque este vício acelera o envelhecimento, causando inflamação que gera mais radicais livres, danificando o colagénio.

Reduza o açúcar porque a sua ingestão causa glicação, um processo onde o açúcar se liga ao colagénio destruindo as fibras da pele necessárias para a firmeza do rosto.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.