Papas de aveia com chia para ter uma barriga lisa

Comer ao pequeno almoço papas de aveia com sementes de chia, não só proporciona energia para o dia inteiro, mas também vai ajudar a perder peso e a ter uma barriga lisa.

A aveia e as sementes de chia, ingeridas ao pequeno almoço representam a combinação perfeita para ter uma barriga lisa, além de ter imensas vantagens para a saúde.

Benefícios das sementes de chia e da aveia

Estes dois alimentos formam um remédio natural excelente para a saúde das artérias e do coração. A chia, é uma das fontes vegetais mais ricas em óleos essenciais ómega-3, contendo uma relação perfeita de ómega 3 e ómega-6, o que é particularmente benéfico para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Contém um teor elevado em cálcio, muito mais que o leite, particularmente útil para a saúde dos ossos.

A aveia é rica em proteínas, minerais e fibras, contendo beta-glicanos, umas substâncias benéficas para o organismo, já que ajudam a reduzir o colesterol “mau” e a controlar os níveis de açúcar no sangue e os triglicerídeos. Ajuda, ainda a reforçar o sistema imunológico.

Papas de aveia com chia para ter uma barriga lisa

A aveia e as sementes de chia são dois dos alimentos mais recomendados no auxilo à perda de peso. Isto deve-se ao facto, que quando ingeridos conjuntamente promovem a sensação de plenitude e saciedade, o que é particularmente útil para chegar com menos fome às refeições principais.

Uma receita deliciosa e muito prática de fazer, não levando mais do que 10 minutos, e que é recomendada comer ao pequeno-almoço são as papas de aveia com chia, com a vantagem de constituir um pequeno almoço bastante completo e equilibrado, pois ambos alimentos fornecem proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais e fibras alimentares, que contribuem para ter uma barriga lisa, mas também vão proporcionar muita energia para todo o dia.

Como preparar as papas de aveia com chia

Ingredientes para duas pessoas:

  • 1/2 l de água
  • 1 chávena de aveia em flocos
  • 2 colheres de sopa de extrato de baunilha
  • 1 pau de canela (ou 1 colher de sopa de canela em pó)
  • 2 colheres de sopa de mel
  • uma pitada de sal
  • 4 colheres de sopa de sementes de chia

Deite a água numa panela junte a canela e a baunilha e ponha a ferver. Quando levantar fervura acrescente a aveia, baixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, sem tapar o tacho e mexendo de vez em quando.

Depois retire do fogo, tape e espere 5 minutos. Passado este tempo junte o mel e uma pitada de sal e envolva tudo bem. Sirva numa tigela ou prato e no momento de comer, polvilhe com as sementes de chia e um pouco mais de canela em pó, se assim o desejar. As papas de aveia com chia podem também ser preparadas de diferentes maneiras.

Outra forma de preparar as papas de aveia com chia

Outra opção, mas que leva mais tempo, é envolver as sementes de chia à aveia já cozida, tapar e esperar algumas horas. Durante este tempo as sementes vão ficar gelatinosas, e assim vai formar umas papas com uma consistência mais cremosa, mas para tal deve, no momento da confecção das papas de aveia, adicionar um pouco mais de água, porque as sementes de chia absorvem muito liquido e, se não o fizer as papas ficariam com uma consistência mais grossa.

Pode simplificar esta tarefa, para ganhar tempo ao pequeno almoço, hidratando a chia de véspera: para isso, deite as quatro colheres de sopa de sementes de chia num copo e adicione cerca de 70 ml de água, misture e guarde no frigorífico. Na manhã seguinte, junte às papas de aveias o gel de chia que se formou.

Para variar o sabor, em qualquer das versões de papas de aveia com chia que preparar, pode acrescentar um punhado de nozes ou outros frutos secos, ou então fruta fresca, cortada aos bocadinhos, como frutos vermelhos, kiwi, banana.

O que nunca deve fazer é preparar as papas de aveia com chia para ter uma barriga lisa com leite, já que este tende a inchar a barriga, mesmo nas pessoas que não tenham qualquer intolerância à lactose e, desta forma não obteria o efeito desejado.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.