Pasta de dentes caseira de óleo de coco sem bicarbonato de sódio

Muitas das pastas de dentes caseiras com óleo de coco contém bicarbonato de sódio, porque esta substância ajuda a clarear os dentes. No entanto, o bicarbonato de sódio pode atacar o esmalte dos dentes. O seu uso diário não é recomendado. A solução está em fazer pasta de dentes caseira com óleo de coco sem bicarbonato de sódio, é mais suave e não desgasta o esmalte.

Os dentíficos dos supermercados contêm substâncias nocivas, ingredientes que irritam as gengivas, danificam o esmalte, por isso o melhor é fazer a sua própria pasta de dentes caseira com ingredientes naturais. O ingrediente principal é o óleo de coco, já que combate eficazmente as bactérias e a cáries, e melhora a saúde das gengivas.

Pasta de dentes caseira de óleo de coco sem bicarbonato de sódio

O óleo de coco é uma gordura versátil que pode ser utilizada nos cuidados da pele, mas também para fazer pasta de dentes caseiras. Esta gordura contém ácidos gordos de cadeia média, o chamado ácido láurico, que é antibacteriano e anti-inflamatório. O óleo de coco é, portanto, um aliado da sua boca, por isso é o melhor ingrediente para fazer a sua pasta de dentes natural sem químicos.

A cáries dentária pode ser reduzida

As cáries dentárias são causadas pelo excesso de alimentos doces e pegajosos. O óleo de coco previne a cárie dentária e é benéfico para a saúde bocal em geral. Além disso, esta gordura tem um gosto muito bom, favorecendo a sua aplicação diária.

Uma massagem diária de dez minutos com óleo de coco (após a lavagem dos dentes) ajuda a combater bactérias e a prevenir a cáries, impedindo ainda a formação de placa. Faça esta massagem com óleo de coco durante três semanas com o dedo indicador em movimentos circulares na gengiva.

Como fazer pasta de dentes caseira de óleo de coco sem bicarbonato de sódio

Muitas pastas de dentes caseiras contêm óleo de coco, mas também bicarbonato de sódio, devido ao seu efeito branqueador que ajuda a clarear os dentes. No entanto, o bicarbonato de sódio é abrasivo, o que significa que é agressivo para o esmalte, portanto, o uso diário não é recomendado. Mas mesmo assim, se quer uma pasta de dentes com bicarbonato de sódio, pode usá-la uma vez por semana, mas não todos os dias.

Apenas três ingredientes, é o que necessita para fazer esta pasta de dentes caseira, são eles:

  • ½ copo (120 ml) de óleo de coco orgânico e 100% natural
  • 3 colheres de chá de xilitol (adoçante que não provoca cáries)
  • 12 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta orgânico e adequado para uso interno

O óleo essencial de hortelã-pimenta proporciona um hálito fresco, combate bactérias prejudiciais e ajuda a limpar os dentes. Não tome mais do que o indicado. Porque os óleos essenciais são muito fortes e poderiam irritar a mucosa bucal. Reduza a quantidade de gotas, se tem as gengivas sensíveis.

Preparação da pasta de dentes de óleo de coco

A preparação da pasta de dentes caseira é muito simples. Deve primeiro aquecer o óleo de coco em banho-maria, porque costuma ser uma gordura sólida, de modo a ficar líquida. Assim facilita a mistura com os outros ingredientes. Basta misturar todos os ingredientes numa tigela e envolver bem. Depois deitar dentro de um recipiente limpo e seco.

Certifique-se de que não entra água na sua pasta de dentes caseira, para não ganhar bolor e bactérias prejudiciais. Cada vez que necessitar de pasta, no momento de lavar os dentes, utilize uma colher pequena e, coloque a porção que vai a utilizar na escova.

Nunca introduza a escova de dentes dentro do recipiente para evitar a propagação de bactérias dentro da sua pasta de dentes. Escove os dentes depois de cada refeição e enxaguar com água. Não se esqueça de usar o fio dentário todos os dias para remover restos dos alimentos que ficam nos espaços entre os dentes.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.