Remédios caseiros contra a gripe

Também conhecida como “influenza”, a gripe consiste numa infeção do sistema respiratório, com sintomas de febre alta, dores musculares, dor de garganta e de cabeça e ainda tosse seca. Estes sintomas são sempre bastante desagradáveis, mas podem ser atenuados (e mesmo prevenidos) com alguns remédios naturais. Fique a par dos melhores remédios caseiros contra a gripe e prepare-se para o inverno.

Xarope de alho contra a gripe

Um remédio bastante simples e eficaz é o xarope de alho. Precisa de três ingredientes apenas:

  • 50g de alho
  • 40g de açúcar mascavado
  • 200ml de água

Para preparar basta colocar a água num tacho, juntar o alho e deixar ferver durante 10 minutos. Filtre, junte o açúcar e mexa bem. Conserve o xarope no frigorífico, dentro de uma frasco de vidro com tampa, e tome duas a três colheres de sopa por dia. Este xarope, embora de sabor pouco agradável, pode também ser tomado mesmo que não tenha quaisquer sintomas de gripe, como medida preventiva.

Como fazer um grogue sem álcool?

Este grogue é um dos remédios contra a gripe mais populares e antigos, principalmente contra as dores de garganta. Ingredientes necessários:

  • 250ml de água
  • 1 pau de canela
  • 4 dentes de cravo-da-índia
  • ½ limão
  • 1 colher de sopa de mel

Ferva a água e deite-a numa caneca. Junte os dentes de cravo-da-índia e o pau de canela e deixe em infusão durante 10 minutos. Ao fim desse tempo junte o sumo da metade do limão e o mel. Beba quente, uma vez por dia, de preferência  antes de dormir.

Xarope natural contra a tosse

Este xarope natural é do mais simples de preparar e ajuda a acalmar a tosse. Necessita dos seguintes ingredientes:

  • 250g de folhas de alho-francês
  • 1L de água
  • 2 colheres de sopa de mel

Deite a água num tacho, junte as folhas de alho-francês e deixe em lume brando durante cerca de meia hora. Ao fim desse tempo, filtre o preparado, pressionando bem as folhas para que soltem o sumo restante. Depois de filtrada a água da cozedura, junte-lhe as duas colheres de mel e o remédio está pronto. Conserve-o no frigorifico num frasco de vidro com tampa e tome uma colher de café, três vezes ao dia, até a tosse parar.

Evitar a gripe usando cloreto de magnésio

Para evitar a gripe, um dos remédios naturais mais poderosos é o cloreto de magnésio, pois reforça os sistema imunitário. Para esta receita necessita apenas de 20g de cloreto de magnésio e de 1L de água. Junte os dois ingredientes, mexa até dissolver o pó. Transfira a mistura para uma garrafa de vidro com tampa (e devidamente etiquetada ) e conserve-a no frigorífico. Beba dois a três copos por dia, durante um mês, preferencialmente no outono.

Caso tenha já os primeiros sintomas de gripe, no primeiro dia pode beber a cada três horas um copo desta bebida e nos dias seguintes ingerir dois a três copos. O cloreto de magnésio pode ser facilmente adquirido em farmácias. Este é o principal composto do chamado «nigari», usado para coagular tofu e leite de soja. O nigari pode ser igualmente usado como remédio para prevenir a gripe, sendo a principal diferença que o cloreto de magnésio é comercializado em pó e o nigari surge muitas vezes já dissolvido em água. O nigari é facilmente encontrado em lojas de produtos naturais.

Atenção: o cloreto de magnésio não é aconselhado para quem sofre de insuficiência renal, anemia ou hemofilia. Em caso de dúvida, consulte o seu médico.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.