Remédios caseiros para as aftas

As aftas são feridas na língua e nas paredes internas da boca e tendem a ser bastante incómodas. Podem ter várias causas, desde alergia a alimentos, baixa imunidade causada por algumas doenças (como a diabetes por exemplo), stress, alterações hormonais, ou dietas pobres em ferro, vitamina B12 e ácido fólico. A boa notícia é que existem alguns remédios caseiros muito simples que podem ajudar a eliminar as aftas. Deixamos-lhe ainda algumas dicas de como evitar este problema tão indesejado.

Quatro remédios caseiros para as aftas

1. Remédio como bicarbonato de sódio

Dissolva uma colher de café de bicarbonato de sódio num copo de água e bocheche com esta solução de manhã e à noite. Outra opção é preparar uma pasta de água e bicarbonato de sódio em partes iguais e aplicar diretamente sobre a afta, com o auxílio de um cotonete, três vezes ao dia.

2. Remédio à base de mirra

Para este remédio precisará de 20g de mirra e de 100ml de álcool a 70°. Misture os ingredientes num frasco de vidro e deixe macerar durante 10 dias, agitando regularmente. Ao fim dos 10 dias pode começar a aplicar esta mistura diretamente sobre as aftas duas a três vezes por dia, ou pode ainda efetuar bochechos, se diluir 10 gotas do remédio de mirra num copo de água. Este remédio, apesar de exigir bastante tempo de repouso até que fique pronto, é bastante eficaz e ideal para quem sofre de aftas com frequência.

3. Decocção de sálvia

Para este remédio precisará apenas de 30g de sálvia seca e 300ml de água. Coloque tudo numa chaleira e deixe atingir o ponto de fervura. Espere ainda dez minutos até tirar a bebida do lume, pois é importante que a sálvia ferva durante esse tempo. Deixe arrefecer, filtre e efetue bochechos três a quatro vezes por dia. Não deve engolir o remédio após os bochechos. A sálvia não só ajuda a combater as aftas, como inflamações da boca e da garganta, e ainda gengivites. A utilização desta planta, mesmo que apenas para bochechos, é contraindicada para gestantes, lactantes e insuficientes renais.

4. Chá Preto

O chá preto possui uma substância adstringente de nome “tanino”, eficaz a aliviar o desconforto causado pela afta. Ferva água e junte um saquinho de chá preto, deixando arrefecer. Aplique o saquinho de chá diretamente sobre a afta e conserve durante alguns minutos. Sentirá um alívio quase imediato na dor causada pela afta.

Algumas dicas para evitar aftas

Além dos remédios naturais para as aftas, a prevenção é muito importante. Deve manter uma boa higiene bucal e consultar o seu dentista pelo menos uma vez por ano. Tenha cuidado com a alimentação, evitando o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar.

Aposte em iogurtes com bífidos, pois ajudam a regular o intestino e fortalecem as defesas naturais, prevenindo o aparecimento de aftas e também uma cura mais rápida quando estas aparecem.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.