Remédios caseiros para curar amigdalites

As amigdalites, também conhecidas como anginas, têm origem viral e atacam, sobretudo no inverno. Caraterizam-se por amígdalas inchadas, dores de garganta intensas e dificuldades a engolir. Felizmente, podem ser curadas com remédios caseiros. Apresentamos-lhe aqui alguns dos remédios caseiros mais eficazes contra as amigdalites.

Tratamento com tomilho e limão

Para este tratamento precisará de uma infusão de tomilho e de outra de limão. A primeira tem propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antibacterianas. Já a infusão de limão tem propriedades antivirais. Efetue gargarejos com as duas infusões alternadamente, várias vezes ao dia. Este tratamento permite diminuir a inflamação das amígdalas de forma suave.

Aliviar as dores com mel e gengibre

O gengibre em pó e o mel são a combinação perfeita para atenuar as dores de garganta. Numa caneca junte água e meia colher de café de gengibre em pó. Mexa bem, coloque num tachinho e ferva esta mistura. Deixe arrefecer e junte uma colher de mel. A quantidade usada de gengibre pode variar, mas como esta raiz possui um gosto bastante forte, normalmente meia colher de café é suficiente. Para obter resultados mais rapidamente, beba várias canecas desta bebida ao longo do dia. O gengibre tem uma ação antibacteriana e desintoxicante e melhora ainda o sistema respiratório. É sem dúvida, dos melhores remédios caseiros para curar amigdalites.

Acalmar a tosse com uma colher de mel

As amigdalites vêm muitas vezes acompanhadas de tosse, que acaba por irritar ainda mais a garganta e causar dor. Para aliviar a tosse, um dos remédios mais simples é tomar uma colher de café de mel líquido. Esta é uma técnica usada por muitos cantores, pois também atenua as dores e aclara a voz. Se não gostar de mel, pode sempre misturar uma ou duas colheres numa copo de leite quente ou numa infusão.

Cataplasma de argila

A argila verde tem propriedades anti-inflamatórias e é ótima para acalmar as dores causadas pelas amígdalas inflamadas. Coloque um pouco de argila moída numa tigela e cubra com água fria. Use três medidas de argila para uma de água. Misture bem até obter uma pasta espessa e homogénea. Aplique generosamente esta pasta sobre um pano ou lenço, aconselha-se uma altura de 1 ou 2 cm de pasta. Coloque diretamente sobre o pescoço na zona das amígdalas, aconchegue com um lenço ou cachecol e deixe atuar durante cerca de duas horas.

Cataplasma de batata e cebola

Uma cataplasma quente ajuda a reduzir os sintomas da amigdalite. Descasque uma cebola grande crua e corte em fatias. Coza 3 batatas e depois descasque e esmague. Coloque sobre um pano ou lenço as rodelas de cebola e por cima a batata quente esmagada, envolva e dobre e coloque à volta do pescoço (não deve estar muito quente), prendendo com um lenço ou cachecol e deixe atuar a mistura de batata e cebola durante a toda a noite. O calor proporcionado por esta cataplasma garante uma melhor circulação sanguínea que por sua vez vai reduzir a inflamação da amigdalite.

Própolis no tratamento da amigdalite

A própolis tem efeitos comprovados no tratamento das infecções bacterianas sendo por isso muito útil no tratamento da amigdalite. Tomar uma colher de chá com cerca de 5 gotas de própolis três vezes ao dia. Ou misture com meio copo de água morna e fazer bochechos.

Bebida de rábano-picante para a amigdalites

O rábano-picante ou raiz forte como também é conhecido é um remédio popular antigo muito usado no tratamento caseiro da amigdalites e dores de garganta. Preparar uma bebida com uma colher de sopa de raiz-forte ralado fresco, uma colher de chá de mel, dois cravinhos e água quente. Deixar ficar tapado durante um quarto de hora. Em seguida, beber em pequenos goles.

Em geral, deve beber muito, no entanto evite sumos açucarados e bebidas frias para não irritar ainda mais as amígdalas inflamadas. As bebidas mornas como os chás são a melhor opção. Consulte o médico se as dores de garganta continuarem.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.