Remédios para a constipação

A constipação, apesar de ser um problema de pouca gravidade, é com certeza bastante incómodo, principalmente durante a noite quando os sintomas tendem a agravar-se. Alguns remédios naturais bastante simples podem aliviar o mal-estar e acelerar o processo de cura. Fique a conhecê-los.

Cinco remédios para a constipação:

Grogue

O grogue, já utilizado pelas nossas avós para curar constipações, está de novo a dar cartas. Consiste numa mistura de rum misturado com mel e sumo de limão, regados com água bem quente. Deve ser bebido o mais quente possível, antes de dormir e é bastante eficaz. Pode ainda juntar um pouco de canela ou de cravo-da-índia, pois têm propriedades antisséticas.

Cebola cortada em dois

Usada desde a antiguidades, a cebola possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antisséticas, sendo por isso, um poderoso remédio natural para tratar as constipações. Este remédio é bastante simples, bastando cortar a cebola em duas metades e deixá-la sobre a mesinha de cabeceira durante a noite. Esta terá um forte efeito sobre o sistema respiratório, ajudando a curar a constipação.

O único “senão” é o odor que deixa no quarto, mas compensa pela sua eficácia. Além disso, pode sempre juntar cebola aos seus cozinhados ou ainda experimentar uma boa receita contra a constipação: a sopa de cebola. O chá de cebola também é uma opção, mas peca pelo seu sabor pouco agradável, sendo difícil de consumir para a maioria das pessoas.

Inalações para melhorar a respiração

A limpeza das vias respiratórias é essencial para aliviar os sintomas da constipação e curá-la com mais rapidez. Além do soro fisiológico, pode preparar uma mistura de sal e eucalipto para inalar. Basta ferver água, colocá-la numa tigela e juntar um punhado de sal grosso e de óleo essencial de eucalipto. Pode substituir este óleo, por um de tomilho, ou mesmo, utilizar tomilho fresco. Cubra a cabeça com uma toalha e inale os vapores desta mistura.

Infusão de tomilho, mel e limão

Este receita utiliza mais uma vez o tomilho, conhecido pelas suas propriedades antisséticas e antivirais e ainda por ser um bom expetorante. Basta fazer uma infusão de tominho e deixar repousar cerca de 10 minutos. Pode consumi-la simples (de preferência bem quente) ou juntar uma colher de mel e umas gotas de limão. Estes dois ingredientes melhoram o sabor da infusão e são igualmente antisséticos. É ideal para quando a garganta está irritada. Beba ao deitar e cubra-se bem.

Raízes de gengibre

Um outro remédio natural para tratar as constipações é o gengibre. Ferva água e junte algumas rodelas de raiz fresca de gengibre e cascas de limão. Deixe em infusão durante cerca de 10 minutos, junte mel e beba quente. Para esta receita, pode utilizar gengibre em pó ou ralado, mas as raízes frescas são mais eficazes. Pode também optar por não juntar mel e limão, mas sendo o gosto do gengibre quase picante, torna-se mais suave e fácil de consumir se juntar os outros dois ingredientes. Tal como a receita anterior, beba antes de ir para a cama e cubra-se bem.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.