Tratamento caseiro para o herpes labial

O herpes labial além de pouco estética é também desagradável. Consiste numa infeção viral e contagiosa nos lábios, na boca ou até nas gengivas e é causa da pelo vírus da herpes simples. Carateriza-se principalmente pelo aparecimento de pequenas bolhas, que são normalmente dolorosas. Felizmente um tratamento caseiro para o herpes labial pode fazer toda a diferença, ajudando a curar o mais rapidamente possível.

Curar o herpes com vinagre de cidra

Este método é bastante simples e quem o usa afirma que os resultados são bastante satisfatórios. Basta embeber um algodão com um pouco de vinagre de cidra e aplicar generosamente sobre a zona afetada pela herpes. Aplique duas vezes ao dia e deixe secar ao ar. Utilize de preferência vinagre de cidra de origem biológica.

Remédio com um dente de alho

Este remédio é igualmente simples e rápido de aplicar e os resultados também são bons. Basta cortar um dente de alho em dois e aplicar diretamente sobre a herpes. Sentirá um sensação algo desagradável, como um picada forte. O ideal é começar a aplicar o alho assim que sentir os primeiros sintomas do herpes, ainda que ligeiros. Se aplicar desde o início, as bolhas serão menores e menos dolorosas.

Cataplasma com flores de camomila

Embora seja um pouco mais trabalhoso, o remédio de flores de camomila é também mais suave e proporciona um tratamento agradável. Precisa de 20g de flores de camomila secas e de preferência picadas.  Junte um pouco de água (tépida ou morna) e mexa bem até forma uma pasta consistente. Aplique esta pasta diretamente sobre as borbulhas da herpes, antes de dormir e deixe atuar durante a noite.  Se necessário, remova pela manhã com a ajuda de um algodão embebido em água. O cataplasma de flores de camomila é também aconselhado para crostas, eczema ou pele seca.

O mel para curar o herpes labial

O mel, graças às suas propriedades anti-bacterianas, pode também ser usado para tratar o herpes labial. Além disso ajuda a cicatrizar e a reduzir a propagação do vírus e o risco de infecção. Certifique-se de usar um mel puro e de qualidade para obter melhores resultados. Além do mel de abelha, o mel de Manuka de Nova Zelândia é particularmente muito adequado para o tratamento do herpes. Aplique um pouco de mel diretamente sobre as bolhas pelo menos quatro vezes por dia, de modo a manter a área sempre tapada com mel.

Como prevenir o herpes labial?

Os remédios caseiros apresentados são bastante eficazes, mas não existe nada melhor que a prevenção. Evite a contaminação direta através do contacto com feridas de herpes (beijo, toque, etc). Se existir alguém com herpes na família, evite também o contágio indireto, evitando usar as mesmas toalhas, por exemplo. Os talheres devem ser muito bem lavados antes de partilhados. Não use quaisquer produtos de itens de uma pessoa portadora do vírus (nem partilhe os seus caso seja você a pessoa  infetada), como batons. Se tiver tendência a herpes labial, evite a exposição direta ao sol durante demasiado tempo, pois pode funcionar um desencadeador. Além disso, proteja e hidrate os lábios durante todo o ano para evitar a desidratação que poderia reanimar os vírus adormecidos no seu organismo.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.