Tratamento caseiro para rugas

Chega-se a determinada idade e parece que não há como fugir das rugas. A idade tem destas coisas e a dada altura olhamo-nos ao espelho e percebemos o passar dos anos. Mas saiba que nem tudo está perdido. Embora façam parte do processo de envelhecimento, os cuidados extras e um tratamento caseiro pode ajudar a reduzir as rugas.

As rugas são um sinal da idade mas também são um sinal de vida, de histórias que só nós vivemos. São a nossa história. Rugas de ter rido muito, de ter chorado, por vezes, de cansaço, de noites mal dormidas devido às insónias dos filhos, de ter trabalhado pela noite dentro…  São rugas de memórias, de fases da nossa vida. E como tudo na vida se aceitarmos a realidade e as mudanças que o tempo trás, melhor para nós.

Deixamos-lhe alguns remédios caseiros para rugas que pode facilmente fazer em casa.

Azeite

Utilizado há mais de 5 mil anos tanto na alimentação como em cuidados com a pele, o azeite é um excelente remédio caseiro. Basta colocar algumas gotas num disco de algodão e passar na pele, na zona das rugas. Pode fazê-lo depois do banho.

Máscara à base de cenoura

Descasque duas cenouras e coloque-as num liquidificador. Junte água q.b. Coloque esta mistura na pele do rosto depois do banho ou à noite depois de limpar a pele. Deixe atuar durante cerca de dez minutos e enxague com água tépida. Tanto esta máscara como o azeite pode ser aplicado uma a duas vezes por semana, para cuidar de forma regular da sua pele.

As cenouras são ricas em beta-caroteno. No corpo, é convertido em vitamina A, que por sua vez promove a formação de colágeno. Consume-as cozidas ou cruas.

Máscara de ovo e aveia

No liquidificador coloque meio copo de leite e deixe uns minutos de forma a que o leite fique com aparência mais cremosa. À parte bata um ovo e junte uma colher de aveia. Misture o ovo e a aveia com o leite e aplique na sua pele durante quinze minutos. No fim enxague.

Máscara de abacate

Esta máscara é bastante fácil já que não tem que misturar nada. Apenas colocar um pouco de abacate na zona das rugas e massajar suavemente para acelerar a absorção. Faça esta massagem durante uns minutos e enxague a pele.

Máscara de vaselina e pepino

Quem não tem memória de alguma atriz em novelas brasileiras colocando fatias de pepino nos olhos? Isto porque o pepino é bastante conhecido pelo seu combate às rugas.

Coloque um pouco de vaselina em duas fatias de pepino. Misture um pouco de iogurte às fatias de pepino. Leve ao congelador durante algum tempo e depois pode aplicar na zona das rugas durante alguns minutos. Se estiver muito gelado deixe apenas uns segundos.

A beleza vem de dentro

Para além deste tratamento caseiro para combater as rugas, a nutrição desempenha um papel importante. Coma alimentos saudáveis, como legumes e frutas. Os mirtilos são especialmente ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres que danificam a pele. E, muito importante, evite açúcar, gorduras más e especiarias picantes, bem como nicotina e álcool.

Manter-se bem hidratado, bebendo água com regularidade ao longo do dia, fazer exercício físico algumas vezes por semana, dormir 7 a 8 horas por dia, pensar de forma positiva, manter a serenidade e a calma são alguns cuidados que cuidam do seu corpo e dão saúde à sua pele. E, não se esqueça, proteja a pele do sol, para evitar rugas e manchas.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.