Três xaropes naturais contra a tosse

Os xaropes naturais para a tosse são utilizados há centenas de anos para aliviar os desagradáveis sintomas desta afecção, quer em adultos ou crianças. Por serem bastante eficazes, estes podem continuar a ser utilizados e os resultados são garantidos. As receitas são todas de fácil preparação e com ingredientes simples.

A tosse não é uma doença em si mesma, mas uma reação natural do organismo para livrar-se de microorganismos nocivos das vias respiratórias o mais rápido possível. Estes xaropes caseiros vão ajudar nesse processo e trazem alívio imediato da tosse.

Xaropes naturais para a tosse

Estes xaropes preparados com ingredientes sempre disponíveis em casa constituem uma ajuda preciosa para curar a tosse de forma natural.

Xarope de cebola para a tosse

xarope de cebola com mel para tosse é um remédio bastante fácil de fazer. Só precisa de dois ingredientes simples: mel líquido e uma cebola. É essencial ter um frasco com tampa, que pode ser por exemplo, os frascos utilizados para as compotas.

A preparação é rápida: pique a cebola, deite-a no frasco e junte três colheres de sopa de mel líquido, mexendo bem, para que os dois ingredientes se misturem. Coloque a tampa no frasco e deixe repousar no mínimo 6 horas. Ao fim desse tempo, pode coar esta mistura, embora fique ao seu critério, pois não é um passo essencial. O xarope está pronto a ser consumido. Tome uma colher de chá deste xarope de tosse caseiro três vezes por dia. Conserve-o no máximo um dia no frigorífico.

Xarope de Alho

Este xarope natural contra a tosse é de fácil preparação (cerca de 15 minutos) e elaborado com ingredientes simples. Precisará de:

  • Dois dentes de alho
  • 200g de açúcar
  • 150ml de água

Vai necessitar também de um esmagador de alho. Se não possuir este instrumento, pode descascar e cortar o alho muito miúdo, até que tenha uma consistência de pasta homogénea. Inicialmente, aqueça a água e o açúcar até que este derreta. Sem retirar do lume, junte o alho moído e deixe cozer durante alguns minutos até que se comecem a formar bolhas. Retire do lume, deixe arrefecer e filtre. Conserve-o numa garrafa ou frasco de vidro, de preferência devidamente etiquetado com o nome do xarope e a data da preparação. Tome duas a três colheres de sopa por dia deste xarope.

Xarope de Gengibre

Para preparar um xarope de gengibre necessita apenas de uma raiz desta planta e de mel. Descasque a raiz e rale-a, com a ajuda de um ralador de queijo. Coloque-a num passador ou num pequeno coador de leite sobre uma tigela e pressione a raiz ralada de forma a fazer sair o sumo. Quando tiver um pouco de sumo, misture uma colher de café de mel. Tome uma colher de café deste xarope de manhã e à noite. O gengibre ralado que restou pode ser utilizado para fazer um chá ou temperar saladas, de forma a evitar desperdício.

Xarope de cenoura e mel

Mais uma vez o mel surge como ingrediente essencial num xarope contra a constipação. Nesta receita, precisará apenas de uma cenoura descascada e cortada às rodelas, meio limão espremido e uma colher de sopa de mel. Misture tudo numa tigela e deixe repousar durante algumas horas. O xarope tem um sabor bastante agradável e é eficaz contra os incómodos sintomas da constipação. Tome uma colher de café, três a quatro vezes ao dia.

ATENÇÃO: O nosso conteúdo é apenas de caráter informativo. Deve sempre consultar um médico ou um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tipo de tratamento.